Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ATUAÇÃO DA MONITORIA ACADÊMICA DURANTE CONSULTA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
CARLA QUARESMA DURAES DE SOUSA
Autores:
- Nathalia Cantuaria Rodrigues
- Ana do Socorro Maia de Moraes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A prática da Consulta de Enfermagem (CE) é regulamentada pela Lei Nº 7.498/86, a qual dispõe a atuação privativa do enfermeiro na CE e permite autonomia deste profissional. Enquanto isso, para reforçar a formação dos discentes, o programa de monitoria durante a graduação favorece melhor o desenvolvimento do conhecimento em determinadas disciplinas e conteúdos, tanto para monitores e monitorados. Diante de um componente curricular com conteúdos tão importantes quanto o desenvolvimento das habilidades de realizar uma CE, a monitoria contribui para a construção do aprendizado de todas as partes envolvidas. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitoras durante o processo de ensino e aprendizagem sobre a Consulta de Enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado a partir da vivência de monitoras da disciplina de Enfermagem Comunitária II lecionada durante o 5º período de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) durante o ano de 2021. As monitoras dessa disciplina acompanharam as práticas realizadas em uma Unidade Municipal de Saúde (UMS) em um bairro periférico de Belém-PA; as atividades eram desenvolvidas de acordo com as demandas de Consultas de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF) vinculada à UMS durante o período da manhã, 4 vezes por semana, acompanhando grupos de até 4 discentes com a presença da professora orientadora da disciplina. RESULTADOS: Durante as práticas, as monitoras apresentavam a unidade de saúde, as atividades e programas desenvolvidos especificamente na ESF. A docente, em contato com a equipe da Estratégia, verificava a existência das consultas que estavam marcadas para a Enfermagem (pré-natal; puerpério; saúde da criança: crescimento e desenvolvimento; cuidado da pessoa com doenças crônicas; vigilância em saúde, entre outros). Nos primeiros dias de um grupo as orientações partiam mais precisamente da docente, que em momento nenhum deixava os discentes sozinhos, e majoritariamente conduzia as consultas; nos momentos seguintes o discente começava a conduzir a consulta em conjunto com as monitoras e supervisão da professora, até que nos últimos dias estavam mais capacitados e para dirigir uma consulta mais independentemente. Além disso, as monitoras orientavam quanto à triagem, exame físico, procedimentos e evolução das consultas. CONCLUSÃO: A monitoria permite maximizar o aprendizado durante a formação de todos que estão envolvidos nesse processo.