Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Experiência de Monitoria Acadêmica na Modalidade Híbrida durante a Pandemia da COVID-19
Relatoria:
CARLA QUARESMA DURAES DE SOUSA
Autores:
- Nathalia Cantuaria Rodrigues
- Ana do Socorro Maia de Moraes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica constitui um cenário que propicia o aprimoramento de habilidades técnicas e um aprofundamento teórico por parte do discente monitor, o qual participa do processo de planejamento e desenvolvimento das atividades acadêmicas juntamente com o docente em determinada disciplina, favorecendo o desenvolvimento de habilidades voltadas ao ensino. Contudo, no atual cenário de pandemia, passou-se a utilizar outras modalidades de ensino, como o uso de tecnologias digitais. Neste contexto, a monitoria acadêmica para alcançar o seu objetivo necessita de abordagens adequadas e eficientes. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitoras do curso de bacharelado em enfermagem na disciplina enfermagem comunitária II da Universidade do Estado do Pará, na modalidade de ensino híbrido. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades e ferramentas utilizadas para dar suporte aos alunos da disciplina de Enfermagem Comunitária II durante o ano de 2021 em que as atividades seguiram de forma híbrida, ou seja, parcialmente virtual e presencial. Utilizou-se a plataforma Google Classroom para a postagem de atividades aos alunos, a plataforma Google Meet para o acompanhamento das aulas online, aplicativos de mensagens instantâneas para manter contato com os discentes. Foram elaborados, com supervisão da docente da disciplina; estudos de caso relacionados ao conteúdo da disciplina. Foram disponibilizados aos alunos materiais de apoio complementar de leitura e vídeos explicativos sobre os assuntos ministrados na sala virtual, e nas aulas práticas as monitoras auxiliaram os alunos durante as consultas de enfermagem, bem como esclareceram dúvidas que surgiam, e contribuíram nos atendimentos com informações complementares. RESULTADOS: Logo, buscou-se com a realização de atividades integrando a teoria com as atividades práticas dos estudantes; como as aulas teóricas estão em ambiente virtual, as monitoras buscaram ferramentas eletrônicas para a realização das atividades, além de dar o suporte para a resolução das atividades teóricas. Ademais, os discentes puderam realizar uma reflexão crítica sobre o assunto, e montar condutas de enfermagem frente aos casos propostos.CONCLUSÃO: Apesar da limitações do ensino remoto, a experiência de monitorar uma turma foi enriquecedora para as acadêmicas, pois foi possível auxiliar e contribuir para o andamento da disciplina de forma satisfatória.