Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
COLETA DE EXAME DE PAPANICOLAU: PROPOSTA DE UM SIMULADOR DE BAIXO CUSTO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
JULIANA DE SOUZA GONÇALVES MARTINOVSKI
Autores:
- Luciana Martins da Rosa
- Neide da Silva Knihs
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A adesão das mulheres ao rastreamento oportunístico para o câncer do colo do útero no município de Buritis (RO/Brasil) está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2022). OBJETIVO: Como mestranda profissional, Turma 2021 Edital Capes/COFEN, refletindo sobre essa problemática, optei por desenvolver um simulador de baixa fidelidade e baixo custo (SILVA et al., 2018) para educação em saúde da usuária em exame de Papanicolau. MÉTODO: Estudo metodológico incluindo o método SQUIRE 2.0 (OGRINC et al., 2016) nove enfermeiros e 25 mulheres, de 18-64 anos, em exame de Papanicolau no consultório da equipe Saúde da Família Zona Rural 2 do município de Buritis. Nas etapas do SQUIRE: Contexto: analisou-se a problemática. Intervenção: realizou-se buscas na internet para avaliação da existência de simulador com a mesma finalidade e para revisão do objeto da investigação. Construiu-se o simulador de maneira manual, com uso de caixa de papelão, papel de E.V.A, fita led, folha adesiva, figuras e outros materiais de escritório. Medidas: os enfermeiros puderam opinar a tecnologia produzida, com registro da avaliação em escala Likert de cinco pontos e contribuições para ajustes no simulador; aplicou-se o simulador junto às mulheres em exame de Papanicolau, em maio e junho de 2022, sendo que as mesmas depositaram suas opiniões através de figuras numéricas dentro da caixa de registro conforme escala de Likert de cinco pontos. Análise: a avaliação das respostas foi realizada por meio de estatística simples descritiva. RESULTADOS: O simulador foi construído, atingindo na 100% de concordância dos enfermeiros na avaliação e incorporado aos cuidados de enfermagem com 89% de concordância das usuárias. O simulador permite a visualização dos principais componentes do órgão genital feminino quando da introdução do espéculo, configurando uma estratégia de educação em saúde criativa e inovadora à prática de Enfermagem. CONCLUSÃO: O simulador permite a visualização dos principais componentes do órgão genital feminino quando da introdução do espéculo, configurando uma estratégia de educação em saúde criativa e inovadora à prática de Enfermagem. Obteve-se um fortalecimento das estratégias preventivas do câncer do colo do útero na Atenção Primária à Saúde.