LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
AÇÃO DE EXTENSÃO COMO PROCESSO SELETIVO DA LIGA ACADÊMICA EM DOENÇAS ESTIGMATIZANTES (LADES UFC)
Relatoria:
Sarah de Sousa Carvalho
Autores:
  • Anita Pitombeira Pinheiro
  • Dayane Laura da silva
  • Lara Matias Monteiro
  • Maria Aparecida Ferreira Domingos
  • Paula Sacha Frota Nogueira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução:A Liga Acadêmica em Doenças Estigmatizantes (LADES), é um projeto que atua na área de ensino, pesquisa e extensão de modo multidisciplinar, tendo como foco as seguintes patologias: Hanseníase e Tuberculose. A liga promove capacitações internas e ações em diversos cenários de prática, a fim de fomentar o conhecimento da sociedade sobre as doenças estigmatizantes. Além do mais, o projeto também auxilia o engajamento dos ligantes na comunidade e propicia um fortalecimento da formação estudantil, por meio de ações de extensão. Objetivo: Relatar a experiência de realização de ação de extensão como etapa de processo seletivo para liga acadêmica. Metodologia: Em junho de 2022 a LADES realizou uma de suas fases do processo seletivo voltada para uma atividade de extensão. Foi realizada durante um dia para o público presente na fila de espera do Hospital Walter Cantídio. Os acadêmicos participantes do processo seletivo foram divididos em dois grupos de cinco alunos que, recebendo apoio de representantes da liga, desenvolveram atividades lúdicas para o ensino sobre Hanseníase e Tuberculose. Cada grupo teve um tempo de 1 hora e 30 minutos para desenvolver a atividade com os pacientes, lançando mão de tecnologias educativas, jogos e distribuição de folderes. Resultados: Os participantes da atividade puderam instruir cerca de 60 pessoas acerca da transmissão, sintomatologia e tratamento das doenças. Foram utilizadas diversas ferramentas interativas para avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes, sendo possível observar uma mudança satisfatória nos níveis de conhecimento. Com relação aos ligantes, a atividade possibilitou o desenvolvimento da comunicação e escuta ativa. Conclusão: Conclui-se que a atividade contribui de forma positiva tanto para o fortalecimento das práticas e conhecimentos estudantis adquiridos de modo extracurricular, como também para a disseminação de informações sobre as patologias apresentadas, por meio das ações de extensão.