Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM AULAS REMOTAS SOBRE ATRIBUIÇÕES DOS ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
Daniel Rodrigues de Farias
Autores:
- JOSÉ ALEX DA SILVA CUNHA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As metodologias ativas estão cada vez mais incorporadas no ensino superior. De início, essas metodologias estavam sendo incluídas gradativamente, mas em decorrência da pandemia de COVID-19, as aulas passaram a ocorrer em Regime Especial de Aprendizagem Remota (REAR), havendo uma aceleração no processo. Na graduação em enfermagem existem diversas disciplinas que abordam em suas aulas práticas, as atribuições dos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família (ESF) incluindo a realização de consultas de enfermagem aos indivíduos durante todo o ciclo de vida, e o desenvolvimento de ações educativas voltadas aos usuários dos Programas de Saúde disponibilizados pelo Ministério da Saúde na atenção básica Objetivo: Apresentar um relato de experiência sobre atividades executadas em uma disciplina do curso de enfermagem utilizando recursos tecnológicos associados às metodologias ativas. Métodos: Durante o período 2021.1, em virtude da não autorização de estágios presenciais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as aulas práticas da disciplina Saúde Coletiva – Programas de Saúde ocorreram de forma remota. Entre as atividades propostas nessas aulas, os acadêmicos, em grupos, deveriam realizar uma territorialização, descrevendo um espaço geográfico fictício de abrangência de uma UBS com seus habitantes, residências, serviços comerciais, entre outros aspectos sociais e econômicos. Outra atividade envolvia pesquisar e utilizar ferramentas para criação de histórias em quadrinhos (Storytelling) que reproduzissem consultas de enfermagem e atividades de Educação em Saúde. Resultados: Os acadêmicos utilizaram programas e aplicativos como Power Point, Canvas e Storyboardthat para produção dos fictícios territórios, além das palestras e consultas de enfermagem direcionadas a um público-alvo diversificado (crianças, adolescentes, gestantes, adultos, idosos, hipertensos e diabéticos) em forma de histórias em quadrinhos. Durante a socialização dos trabalhos em sala de aula virtual, o docente avaliou as apresentações, quanto ao conteúdo abordado, criatividade e habilidade no uso das ferramentas, tendo as produções recebido conceitos e feedbacks satisfatórios. Conclusão: Observou-se que além do alcance do objetivo principal, de permitir a vivência de algumas práticas do enfermeiro no âmbito do Sistema Único de Saúde, a atividade foi importante pois possibilitou aos acadêmicos a descoberta e manejo de novas ferramentas incorporadas às metodologias ativas.