Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O PECHA KUCHA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
Daniel Rodrigues de Farias
Autores:
- JOSÉ ALEX DA SILVA CUNHA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ações de Educação em Saúde potencializam o cuidado de enfermagem mediante a promoção do autocuidado. Nesse contexto, os enfermeiros devem incorporar práticas pedagógicas na sua rotina profissional, utilizando estratégias, recursos didáticos e tecnológicos, que mantenham atenção e permitam uma melhor compreensão e comunicação com o paciente e/ou familiar. O Pecha Kucha é um formato de apresentação, breve e dinâmico, criado por dois arquitetos, no ano de 2003, em Tóquio, contendo imagens e pouco/nenhum texto. Ao todo são 20 slides programados com transição automática, em intervalos de 20 segundos (20 slides x 20”) totalizando seis minutos e 40 segundos. Objetivo: Relatar a experiência na graduação de Enfermagem sobre a criação de apresentações Pecha Kucha a serem utilizadas como instrumentos de educação em saúde. Métodos: Durante a disciplina de Saúde Coletiva – Programas de Saúde foi solicitado aos discentes do curso de enfermagem, divididos em grupos, que produzissem um Pecha Kucha, para serem utilizadas posteriormente em atividades de educação em saúde com a comunidade, durante as aulas práticas na atenção básica. Resultados: Foram produzidas doze apresentações Pecha Kucha, em diferentes programas e aplicativos (Power Point, InShot, Videoscribe e Canvas), abordando temas relacionados à saúde da criança, adolescente, mulher e idoso como Programa Hiperdia, pré-natal, métodos contraceptivos, planejamento familiar, prevenção do câncer de mama e útero, entre outros. Durante a socialização dos trabalhos em sala de aula, o docente avaliou as apresentações, quanto ao conteúdo abordado e as especificidades técnicas do formato Pecha Kucha, sendo as produções consideradas satisfatórias. Como feedback sobre a realização do material, os alunos reconheceram o formato como interessante e de elaboração complexa. Conclusão: Mediante a percepção docente, o Pecha Kucha tem potencial de fomentar habilidades diversas nos acadêmicos como comunicação oral, trabalho em equipe, interpretação científica, síntese de informações, concisão, criatividade, organização e administração do tempo. Enquanto ferramenta de educação em saúde, observou-se que o Pecha Kucha apresenta qualidades que viabilizam sua utilização para sensibilizar e informar sobre temas variados.