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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CARAVANA DO CONHECIMENTO DO COREN, UMA FERREMENTA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ALANA VIEIRA LORDÃO
Autores:
  • Rayra Maxiana Santos Beserra de Araújo
  • Renata Lívia Silva Fonsêca Moreira de Medeiros
  • Rozileide Martins Simões Candeia
  • Mayara Muniz Peixoto Rodrigues
  • José Gomes da Silva Júnior
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Promover uma assistência de enfermagem adequada, de qualidade e acessível, exige atenção à conduta baseada nos princípios éticos. É de suma importância que durante o exercício profissional, o enfermeiro se ampare e encontre subsídios necessários na legislação específica bem como o domínio do seu conhecimento científico e prático. OBJETIVOS: Capacitar estudantes sobre a legislação e o Código de Ética da sua profissão tornando-os seguros de sua prática no mercado de trabalho. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a atuação da Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa-CTEP do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba - Coren-PB. O público-alvo foi estudantes concluintes dos cursos de nível técnico e graduação em Enfermagem. As atividades foram desenvolvidas nos auditórios de Instituições de Ensino, locais mais amplos, seguindo as recomendações e precauções da COVID-19. As atividades foram realizadas em forma de palestras, pelos membros da CTEP. Os temas abordados foram elencados de acordo com a legislação-chave a ser conhecida por todo profissional de Enfermagem, a saber: Lei de criação do sistema Conselho Federal de Enfermagem/Conselho Regional de Enfermagem - COFEN/COREN nº 5.905/1973; Lei do exercício profissional da Enfermagem nº 7498/1986; Resolução COFEN nº 509/2016; Código de Ética da Enfermagem - Resolução COFEN nº 564/2017. RESULTADOS: O tema ia sendo exposto e, de acordo com o andamento dos trabalhos, os questionamentos iam surgindo, a partir daí começava-se a construção do saber de modo científico, mas numa linguagem simples e descomplicada. Os membros perceberam que os estudantes interagiam mais de acordo com a aproximação através de exemplos práticos. Para os membros da Câmara Técnica os encontros se revelaram como um grande laboratório, pois a partir deles, surgiram ideias para outras atividades e possibilitou reconhecer como os estudantes decodificam as informações. CONCLUSÃO: Foi possível identificar que o público estudante possui algumas lacunas na ´percepção dos temas apresentados, concluiu-se também que as pessoas têm sede de conhecimento. É preciso expandir esse projeto, para que chegue em todas as instituições de ensino. Sugere-se mais intervenções voltadas para a aprendizagem da Enfermagem, considerando que o conhecimento é a melhor, mais e eficaz e segura arma para o profissional.