LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SEXO E SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE: INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Relatoria:
KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA
Autores:
  • Maria Valéria Chaves de Lima
  • Thainá Jácome Andrade de Lima
  • Cândido Nogueira Bessa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a terceira idade é cercada de tabus e mitos que interferem na qualidade de vida e bem-estar dos idosos, um exemplo disso é o sexo e a sexualidade, que equivocadamente são perpassados como ações e características próprias da jovialidade e pouca se discute e incentiva a realização do sexo seguro na terceira idade. Os fatores que contribuem para isso vão desde o preconceito dentro da família, questões culturais e até mesmo o próprio despreparo dos profissionais em relação ao tema. Em contrapartida para superar esse mito, tem-se tentado transmitir através da educação em saúde a normalidade e a necessidade de incentivar a atividade sexual segura para pessoas na terceira idade. Objetivo: relatar a construção de um vídeo e implementação de uma ação de educação em saúde sobre sexo seguro na terceira idade. Metodologia: trata-se de um relato de experiência a partir de construção de um vídeo educativo e uma ação realizada no mês de outubro de 2021 pelos acadêmicos do 6° período do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A Ação foi realizada para alunos do mesmo curso da referida universidade. O estudo não expôs a participação direta de seres humanos, portanto não precisou de aprovação do comitê de ética para a realização. Resultados: sobre o vídeo, tem duração de 5 minutos e 51 segundos, foi elaborado a partir de um roteiro construído após leituras de textos científicos e produziu-se as animações que apareceriam no mesmo, utilizando recursos como photoshop, powerpoint. Na ação em saúde para os acadêmicos, foi exibido e discutido o vídeo usando a sequencia didática: descrição de conceitos relacionados a temática; vivencia da sexualidade por faixas etárias; condutas que estigmatizam o sexo na terceira idade, práticas inadequadas e os cenários atuais das práticas sexuais por idosos; por fim o papel dos profissionais de saúde. Conclusão: ao proporcionar a reflexão sobre sexualidade na terceira idade no âmbito de formação influencia-se para que em um contexto bem próximo, quando esses alunos estiverem a frente de serviços de saúde, a temática seja tratada de forma mais acolhedora. Ademais, os próprios serviços de saúde exigem dos profissionais a capacidade de criar materiais educativos capazes de promover um aprendizado qualificado que permita o uso no dia a dia e efetividade da promoção de saúde.