Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
MARCELO RICARDO ROSA
Autores:
- Andrea de Oliveira Carvalho de Aragão
- Laysla Ingrid Rossi Carvalho Vaz
- Margarida Del Salvador Beatove
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Aprendizagem Baseada em Projetos, ABP, é uma abordagem que conecta estudantes, professores, mercado de trabalho e sociedade. A ABP estimula professores a se atualizarem e se conectarem com as demandas de suas respectivas profissões, de forma a trazer para a experiência de sala de aula aspectos contemporâneos e de fronteira para o trabalho e no desenvolvimento discente. Objetivo: Relatar a experiência de docentes na aplicabilidade da ABP como proposta metodológica junto aos componentes curriculares. Método: Relato de experiência frente a abordagem da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos aplicada em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do município de São Vicente, Estado de São Paulo. Levando em conta as transformações no mercado de trabalho, na sociedade, e no perfil dos estudantes de enfermagem, o corpo docente do curso observou a necessidade da reavaliação das metodologias de ensino-aprendizagem praticadas e como fio condutor do processo de aprendizagem, foi colocado em prática a abordagem metodológica centrada na Aprendizagem Baseada em Projeto. No planejamento de cada disciplina as turmas contam com projetos planejados e indicados pelos professores a serem desenvolvidos em parte no ambiente virtual, aprendizagem de forma simultânea às aulas presenciais, bem como em parte nas aulas presenciais das disciplinas. Os projetos se baseiam em problemas reais do cotidiano da saúde, assim como na atuação profissional e aponta para o desenvolvimento de competências profissionais junto a formação do Enfermeiro. Resultados: A experiência pode trazer, a luz do processo de ensino e aprendizagem a habilitação do aluno para solução de problemas no contexto da saúde de forma autônoma, com o auxílio e não a tutela do professor. Do mesmo modo, o papel do professor também sofreu mudanças, o de detentor do saber, ele passou a ser um mediador e um incentivador ao conduzir a aprendizagem por meio da ABP e estratégias que impulsionaram o aluno a colaborar de modo efetivo nas aulas. Considerações finais: Sendo ABP uma estratégia metodológica aplicada no ensino da graduação em enfermagem, essa possibilita ao egresso do curso o conhecimento através de exemplos contextualizados com relação aos problemas de saúde da comunidade, da teoria à aplicação em relação ao fazer profissional, promovendo as tomadas de decisões, a interdisciplinaridade e a aproximação no contexto laboral.