LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
AVALIAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL PARA O ENSINO DA CIPE®: ANÁLISE COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
RAÉRCIA DOS SANTOS CARNEIRO
Autores:
  • Brenda Silva Cunha
  • Nuno Damácio de Carvalho Félix
  • Nikaelly Pinheiro Mota
  • Adriana de Moraes Bezerra
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O uso de tecnologias educacionais tem se feito presente no cotidiano de muitas instituições de ensino. Nesse sentido, destaca-se o aplicativo móvel para o ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a CIPE®, tornando-o mais dinâmico e com a potencialidade de aprimorar novas habilidades em discentes e profissionais da saúde. Assim, objetivou-se avaliar a usabilidade e a potencialidade do aplicativo para ensino da CIPE® com discentes de Enfermagem de Instituições de Ensino Superior do Brasil. Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada de avaliação do aplicativo CIPE® PLAY por discentes matriculados entre o quarto e décimo semestres de graduação em Enfermagem. Os discentes acessaram de forma gratuita o aplicativo e foram convidados a responder um questionário baseado em estudos anteriores. A primeira parte do questionário continha o termo de consentimento livre e esclarecido, seguido de questões objetivas referentes ao participante. Ainda, são apresentadas 18 afirmações sobre o aplicativo, no qual o participante avalia-as a partir de uma escala de 0 a 2, sendo 0= discordo; 1= concordo parcialmente e 2= concordo totalmente. Além disso, ao final de cada afirmação, os discentes tinham a possibilidade de fazer comentários e sugestões a respeito de cada item, de forma não obrigatória. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Cariri. Responderam à pesquisa 47 discentes, que afirmaram que o aplicativo contempla o tema proposto (78,7%), é adequado ao processo de ensino aprendizagem (70,2%), esclarece dúvidas (70,2%), proporciona reflexão (74,5%) e incentiva mudança de comportamento (72,3%). Ainda, concordaram totalmente que o aplicativo possui linguagem adequada (80,9%), interativa (72,3%), informações objetivas (80,9%), sequência lógica das ideias (85,1%), que estimula o aprendizado (87,2) e contribui para o conhecimento na área (89,4%). Dentre as muitas sugestões, têm-se: necessidade de mais diagnósticos de Enfermagem, inclusão de mais casos clínicos, sensibilização dos usuários do aplicativo, através de temas e situações fortes e corriqueiras e inserção de mais informações sobre a SAE e o PE. Dessa forma, foi possível avaliar o aplicativo CIPE® PLAY, com percentual elevado de concordância total, evidenciando a importância e o potencial inovador que as tecnologias possuem no ensino, sobretudo no ensino superior, na área da enfermagem.