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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
INFRAÇÕES ÉTICAS EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Carolina Mello Teixeira Pitzer
Autores:
  • Darci de Oliveira Santa Rosa
  • Mariana Oliveira Antunes Ferraz
  • Simone da Silva Oliveira
  • Rosinete Souza Barata
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Entende-se por infração ética a ação, omissão ou conivência com implicação aos atos de desobediência ou inobservância as disposições do Código de Ética dos profissionais de enfermagem, bem como a inobservância das normas do Conselho Federal de Enfermagem. A deontologia apresenta parâmetros de condutas orientadoras para a prática dos profissionais da enfermagem face às condutas, esperadas ou não, no Código de Ética profissional. Objetivo: identificar evidências de infrações éticas na literatura científica de enfermagem. Método: revisão integrativa com levantamento dos dados no mês de março de 2022, nas seguintes bases científicas Biblioteca Virtual de Saúde, Nacional Library of Medicine, Scientific Eletronic Library Online e Sage Journal; e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Resultados: Atendidos os critérios de elegibilidade foram selecionados 7 artigos. Nestes foram identificadas evidências de infrações éticas na perspectiva de aspectos éticos e legais da profissão. Da análise dos textos emergiram nove categorias conforme descritas a seguir: Iatrogenias e Negligência (24,97%); Relação interprofissional (9,31%); Responsabilidades do Enfermeiro (22,59%); Crimes e Contravenção Penal (10,12%); Exercício ilegal da profissão (11,14%); Proibições (13,31%); Atos voluntários contrários ao CEPE (4,41%); Relação interpessoal com o paciente (2,59%); Política e imagem profissional (1,56%). Conclusões: Destacam-se as as iatrogenias, questões de relação interprofissional e da responsabilidade do enfermeiro como infrações éticas/legais mais evidenciadas na literatura analisada. Sugere-se a realização de programas de educação permanente que visem a reflexão sobre a prática profissional durante o preparo técnico-científico, visando fomentar um compromisso ético com a qualidade do cuidado e a prevenção de futuras infrações éticas.