Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA DOCENTE COM AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE ASPECTOS PEDAGÓGICOS NA ENFERMAGEM
Relatoria:
Izaildo Tavares Luna
Autores:
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A aprendizagem ativa sobrepõe o papel do estudante ao do professor no processo de aprendizagem. A aula invertida está assentada na chamada aprendizagem ativa. É nesse direcionamento que relatamos a experiência vivenciada na realização de aulas em que foi utilizada a metodologia de aula invertida, buscando o engajamento dos estudantes na construção do conhecimento. Relato de experiência docente de aplicação da metodologia de aula invertida na disciplina de Aspectos Pedagógicos na Enfermagem do Centro Universitário Estácio do Ceará, Via Corpvs, no período de fevereiro a junho de 2022. Com a utilização desta metodologia pretendeu proporcionar aos estudantes o protagonismo do processo de aprendizagem por meio de uma dinâmica invertida, substituindo a sala de aula tradicional pelo conhecimento construído extraclasse, com utilização de material didático digital, disponibilizado em sala de aula virtual. A aplicação da aula invertida foi feita de forma a envolver os estudantes na construção do conhecimento, sobretudo no estudo prévio do material didático digital. Os estudantes agiram, como principal elemento do processo de aprendizagem. Entretanto, alguns deles precisaram de reforço positivo para acessarem o material didático digital e do preparo invertido, apenas uma estudante do total de 34 não realizou as atividades por completo. É importante mencionar que em alguns momentos os estudantes demonstraram-se menos ativos e por isso foi importante a intervenção do docente de forma a incentivá-los a se comprometerem com o aprendizado. As dificuldades encontradas da aplicação da aula invertida estão relacionadas a necessidade de maior comprometimento com a leitura do material didático digital e do preparo invertido, bem como compartilhar os conhecimentos adquiridos em sala de aula presencial. Inferimos que os resultados da aplicação da metodologia de aula invertida foram satisfatórios principalmente pelo aprendizado adquirido visto que todos os acadêmicos apresentaram notas iguais e/ou superiores à média exigida para a aprovação na disciplina. A experiência foi bastante construtiva ao docente, pois foi uma ação desafiadora que exigiu intervenção a todo momento, desde o planejamento das aulas até a obtenção dos resultados satisfatórios. Por fim, constatamos, que a aplicação da metodologia de aula invertida deve ser feita pensando na aprendizagem significativa e atuação prévia dos estudantes, sendo primordial para o sucesso da metodologia.