Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONHECENDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL: O PROTAGONISMO ESTUDANTIL
Relatoria:
Luiza Goulart
Autores:
- Teresa Cristina Gaio da silva
- Maiara Fernanda da Silva Duarte
- Caroline Moura do Amaral
- Rafaela Bach Ecker
- Elem Sabrina Alves Coelho
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução. O ensino superior requer mudanças de ensino-aprendizagem, que fomentem o protagonismo estudantil, concedendo autonomia aos estudantes. Práticas pedagógicas de ensino com uma abordagem centrada no aluno como promotor de sua própria ação educativa promove o conhecimento de forma que este faça mais sentido e se torne menos abstrato e mais realístico1. Uma das formas que o estudante de enfermagem dispõem para conhecer a saúde pública de forma mais atraente é a de utilizar sua criatividade. Para compreender a história, as políticas, estratégias e programas, com toda a legislação pertinente o ministério da Saúde dispões de farto material atualizado incluindo ações, projetos e atividades nos três níveis de atenção2. Objetivo: Descrever na visão do aluno o seu conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde. Metodologia: Estudo descritivo tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa sobre as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de enfermagem ao final do semestre na unidade curricular que versa sobre saúde coletiva. Resultados: Ao final do semestre após a abordagem pelo professor e aluno sobre saúde coletiva foi solicitado que de maneira individual cada aluno apresentasse aos demais colegas seu conhecimento e sua visão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as suas perspectivas e dentro de sua compressão. A apresentação pelos alunos do conhecimento apropriado do conteúdo trabalhado durante o semestre foi realizada através de slides ou de forma física no formato que mais se identificasse. Todos os alunos apresentaram sua visão sobre o SUS de forma única, com diferentes formatos, cartilhas, história em quadrinhos, mapa mental de forma a contar uma história desde a criação até suas políticas e programas. Conclusão: A mostra das atividades teve seu foco na complexidade do SUS, fomentaram a visão do aluno para o exercício social da profissão e destacaram a potencialidade do protagonismo e autonomia do aluno.