Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FLORESTA: TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NANDA INGRID MENDES LIMA
Autores:
- Cássia Helen Tavares do Nascimento
- Jhenephy Wrssulinah do Nascimento
- Thatyana Borges Machado
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Projeto Telessaúde na Floresta consiste na oferta de serviços de saúde quando a distância é um fator crítico, utilizando tecnologias para fins de diagnóstico, tratamento, prevenção, pesquisa e educação continuada de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e parteiras que formam a equipe de atenção à saúde atuante em comunidades ribeirinhas. A Educação em saúde trata-se de um processo educativo que edifica o conhecimento em saúde. O Amazonas tem grande dimensão territorial, diante deste cenário a Telessaúde configura-se como um importante instrumento de difusão de conhecimentos, proporcionando a participação e interação entre acadêmicos e profissionais da saúde de diferentes realidades, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade no atendimento e do serviço à saúde. Objetivo: Descrever a experiência das acadêmicas de Enfermagem na utilização da Telessau?de como facilitador de conhecimento em educação em saúde. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do Projeto Telessaúde na Floresta onde reuniões semanais eram realizadas para a elaboração de webpalestras na sala de telessaúde da Universidade Nilton Lins – UNL em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável – FAS na cidade de Manaus – AM, no período de jun/ago de 2021 em que o acesso era disponibilizado a 08 comunidades ribeirinhas que possuíam estrutura tecnológica. Foram elaborados vídeo aulas, rodas de conversas e teleconsultas de enfermagem com diversos temas, dentre os assuntos: Parasitoses, Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, C.A de Colo e Mama. Resultados: Inicialmente, a Telessau?de na Floresta foi implantada com o intuito de oferecer serviços de telemedicina e teleenfermagem para as comunidades ribeirinhas e teleeducac?a?o para as equipes de saúde da família, que diante de suas necessidades sugeriram alguns temas a serem abordados, dentre as ações desenvolvidas pelas acadêmicas destacam-se as temáticas relacionadas a promoção, prevenção e tratamento da saúde. Conclusão: Desse modo as tecnologias de informações e de telecomunicações buscam formas de prestar assistência, baseada nas necessidades dos profissionais, colaborando com a realidade local. Este projeto proporcionou troca de informações e experiências entre as acadêmicas de enfermagem e os profissionais de saúde, confirmando a importância do uso de tecnologia para capacitação dos profissionais na Rede Básica de Atenção.