Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Antonia Fabiana Rodrigues da Silva
Autores:
- Luís Eduardo Soares dos Santos
- Rebeca Chaves Cruz
- Maria Naiane Rolim Nascimento
- Cristiana Brasil de Almeida Rebouças
- Thelma Leite de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
No início do ano de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde pública de nível internacional devido à COVID 19 doença causada coronavírus SARS-CoV-2, caracterizando-a como pandemia. Diante do contexto inesperado, ocorreu a interrupção das atividades em instituições de ensino desde a educação básica até a pós-graduação, o que levou a necessidade de aulas mediadas por tecnologias digitais, como uma estratégia para substituir os encontros presenciais e minimizar os prejuízos educacionais decorrentes da pandemia. O estudo tem o objetivo de descrever a experiência de discente do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem sobre as disciplinas cursadas na modalidade remota devido à pandemia de COVID-19. Trata-se de estudo descritivo, com abordagem qualitativa e do tipo relato de experiência, realizado por discente do curso de doutorado em enfermagem na Universidade Federal do Ceará, que vivenciou o ensino na modalidade remota durante a pandemia da COVID-19. As aulas foram ministrada pela plataforma digital Google Meet, de segunda a sextas feiras, nos turnos da manhã e tarde, no período de junho de 2020 a setembro de 2021. As expectativas para o início das atividades acadêmicas da pós-graduação eram elevadas para aquisição de novos conhecimentos e experiências acadêmicas. Entretanto, a pandemia gerou frustração, uma vez que a modalidade de ensino presencial proporciona importantes experiências acadêmicas e pessoais. Haviam problemas de conexão com a internet, prejuízos na saúde física e mental e condições de ergonomia desfavoráveis. No entanto, percebeu-se o empenho do programa de pós-graduação, dos docentes e discentes em conduzir o processo de ensino-aprendizagem na modalidade de ensino remoto de forma satisfatória. Além disso, houve redução dos gastos com transporte, hospedagem e alimentação dos discentes que residem em outras cidades, bem como a possibilidade de participar virtualmente de eventos científicos realizados nacional e internacionalmente. Em suma, o emprego da modalidade de ensino remoto foi positivo, apesar de desafiador tanto para os alunos como professores, em especial no que se refere ao acesso à internet de qualidade e a falta de comunicação presencial.