Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
LIGA ACADÊMICA DE SEXUALIDADE E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lizzandra Santana Andrade
Autores:
- João Vitor de Jesus Andrade
- Lorena Santos Lima
- Amanda Almeida Mendonça
- Brenda Evelin Barreto da Silva
- Lígia Maria Dolce de Lemos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Ligas Acadêmicas são entidades constituídas por estudantes, supervisionados por docentes, que visam aprofundar o conhecimento teórico-prático em determinada área de interesse e amenizar as demandas da população referentes a tal temática (CAVALCANTE et. al., 2018). Nesse contexto, a Liga de Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão para a complementação da formação acadêmica.
OBJETIVO: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem como membros da LASIST e os impactos na formação dos ligantes.
MÉTODOS: trata-se de um relato de experiência dos ligantes da LASIST. A liga atua de forma contínua há mais de 13 anos, é vinculada ao curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e é composta por discentes da graduação do 2° ao 10° período, docentes do curso e colaboradores externos.
RESULTADOS: no tocante ao ensino, a LASIST realiza reuniões não só para o planejamento e organização de ações, mas também para aulas, discussões e capacitações relacionadas à temática sexualidade e IST. Os alunos também tem oportunidade de acompanhar consultas de enfermagem de profissionais atuantes em ambulatórios de referência de IST/HIV/AIDS. Em relação à extensão, a liga organiza e realiza eventos científicos e ações de educação em saúde sexual e IST, além de campanhas de aconselhamento e testagem para HIV, sífilis e hepatites virais, objetivando, assim, atender as carências e vulnerabilidades da sociedade. Tais eventos ocorrem em parceria com as secretarias de saúde municipal e estadual. Tem-se utilizado, também, ferramentas online, como as redes sociais, para propagar conhecimento e alcançar outros nichos da comunidade. Ademais, os membros também são estimulados a participar e apresentar trabalhos em eventos científicos. As ações promovidas pela liga, além de auxiliar a população, são de grande importância, sobretudo, na formação acadêmica dos alunos de enfermagem, uma vez que agrega aprendizado e possibilita a ampliação do conhecimento a respeito de sexualidade e IST. Assim, capacitando-os para atuar profissionalmente de melhor forma e beneficiando, por consequência, a população.
CONCLUSÃO: As ações promovidas pela liga, auxiliam a população e incrementam a formação acadêmica dos alunos de enfermagem, pois ampliam o conhecimento a respeito de sexualidade e IST. Assim, os estudantes são capacitados a atuar profissionalmente de melhor forma e a população é beneficiada.