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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA COM APLICATIVO MÓVEL SOBRE CIRURGIA SEGURA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
LUCELIA MARIA CARLA PAULO DA SILVA DUARTE
Autores:
  • HUMBERTO RABELO
  • FRANCISCA ARAUJO NETA
  • PRICILA MEIRELLES MONTEIRO DOS SANTOS
  • QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
A assistência cirúrgica tem sido um componente essencial da assistência em saúde pelo mundo. Entretanto, a falha de segurança nos processos dessa assistência pode causar danos consideráveis. Em 2008, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente adotou como segundo Desafio Global para a Segurança do Paciente o programa “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” que possibilita pelo uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura (cheklist) a redução da ocorrência de erros pelo aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto. Entretanto, a implementação dessa ferramenta de segurança ainda enfrenta desafios. Em 2017, o “Aplicativo do Check List de Cirurgia Segura da OMS” foi lançado como iniciativa para fortalecer a adesão do Check List de cirurgia segura da Organização Mundial de Saúde por meio de modelos educacionais por smartphones. Com base nesse panorama, o objetivo deste estudo é relatar a experiência do uso do “Aplicativo do Check List de Cirurgia Segura da OMS” como ferramenta educativa. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa caracterizado como relato de experiência sobre o uso do “Aplicativo do Check List de Cirurgia Segura da OMS” como ferramenta educativa. Conforme o relato, o aplicativo dissemina conhecimento de forma autoexplicativa e com facilidade sobre o Check List de cirurgia segura. Além disso, confere agilidade ao processo e facilita a compreensão dos profissionais sobre o preenchimento correto da lista de verificação. A impossibilidade gerar relatórios individuais ou de prover indicadores da assistência cirúrgica como também a indisponibilidade de se adaptar às realidades de cada serviço de saúde foram fatores negativos referidos sobre o aplicativo. Em síntese, o uso do “Aplicativo do Check List de Cirurgia Segura da OMS” como ferramenta educativa foi relatado como satisfatório, uma vez que, instrui de forma eficaz, correta, didática, prática, rápida e concisa a aplicação da Lista de Verificação de Cirurgia Segura da OMS.