Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO PÓS PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Katiane Domingos Soares
Autores:
- Anne Caroline Lisboa Marinho
- Kessya Dantas Diniz
- Katia Regina Barros Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Após o estopim do vírus SARS-COV-2 no ano de 2020, as escolas tiveram que adequar seus métodos educacionais e utilizar uma metodologia inovadora capaz de promover a interação social instantânea entres os alunos por meio do uso de tecnologias. Pensando nisso, se fez necessário entender como a tecnologia e a democratização do acesso à internet têm transformado a sociedade, com implicações diretas na forma de comunicação das pessoas, pensamento, relacionamento e aprendizagem. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre o uso das redes sociais no projeto de monitoria. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência relacionado ao projeto de ensino “Metodologias ativas no ensino clínico em Enfermagem”. A experiência ocorreu com os monitores que atuam nas turmas do 4º e 5º período do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A monitoria iniciou-se em março de 2022, após a seleção dos discentes monitores e posterior reunião de planejamento da equipe que forma o projeto. Com a intenção de trabalhar metodologias ativas foi decidido usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Neste sentido, foi criado uma conta no google drive e no Canva for education, para o compartilhamento de documentos e a elaboração de materiais educativos. Além disso, foi feito um grupo no whatsapp, que promoveu contato mais rápido, divulgação de informações e do calendário para agendamento da monitoria, retirada de dúvidas e exposição das publicações feitas no Instagram. Ademais, foi elaborado a conta no Instagram, que propõe ter postagens semanais sobre conteúdos relacionados aos componentes curriculares de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Desse modo, além das postagens no feed também foi publicado Quizzes e Games e nos stories para promover uma maior interação com o público. Sabe-se que as redes sociais são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, pois permitem uma maior visibilidade e propagação rápida da informação, são meios de estímulo e interesse na participação dos discentes por fazer parte do mundo tecnológico aos quais eles estão inseridos. CONCLUSÕES: O uso da tecnologia é benéfica, pois potencializa a educação e está em consonância com as exigências profissionais e a sociedade atual. Ademais, as redes sociais são eficientes para a monitoria, pois têm fácil alcance e aprovação entre os discentes e contribui de forma efetiva para a formação acadêmica.