Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: APERFEIÇOANDO AS PRÁTICAS DE ENSINO E CUIDADO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Thalita Vitorino dos Santos
Autores:
- Katy Conceição Cataldo Muniz Domingues
- Paulo Matheus Loureiro Costa
- Pedro Augusto Pereira de Leiros Ferreira
- Carolaine Pereira Barbosa Bernardo Cunha
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O curso de graduação em Enfermagem necessita do desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para formação de profissionais capazes de unir saberes e práticas na elaboração de cuidados à saúde da população. A disciplina Programa de Integração Saúde, Ensino e Comunidade (PISEC) faz parte da grade curricular do quinto período do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade privada da Zona Sul do Rio de Janeiro, tendo como principal objetivo proporcionar aos estudantes experiências singulares de transformação da realidade de saúde da comunidade nos arredores da universidade. Objetivos: Reconhecer a importância da inserção dos alunos na comunidade como uma ferramenta diferencial de ensino. Metodologia: Trata- se de um relato de experiência dos atendimentos de consulta de Enfermagem realizada pelos alunos na associação de moradores da comunidade no entorno da universidade. Resultados: Os atendimentos acontecem em espaço privativo, exclusivo para a realização da consulta de Enfermagem, duas vezes ao mês. Durante o período compreendido entre maio e junho de 2022, foram realizados 36 atendimentos divididos em: 27 consultas de Enfermagem em hebiatria, 8 em puericultura e 1 atendimento à saúde do adulto. Neste período os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conteúdos apreendidos em sala de aula, além de vivenciar situações únicas demandadas pela comunidade. A presença do docente da disciplina no acompanhamento dos alunos durante as consultas, proporciona espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico essencial para a aplicação do processo de Enfermagem. Conclusão: A inserção neste cenário de práxis tem proporcionado aos alunos, percepção de que o saber - fazer é um constructo constante, reforçando o compromisso do ensino, de pesquisa e de extensão da Universidade.