Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
JOGO EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EMBRIOLOGIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luiz Rocha Chaves
Autores:
- Jhéssica Brenda de Souza da Silva
- Tania de Sousa Pinheiro Medeiros
- Renan Andrews Ribeiro Sousa
- Paulo Henrique Pinto Pinheiro
- Raissa Andressa Souza Dias
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O processo de ensino deve ser continuamente adaptado a fim de acompanhar as mudanças sociais que ocorrem no decorrer da história, o ensino em enfermagem deve se adaptar a essas mudanças, de modo a permitir que o aluno tenha um papel ativo no processo de aprendizagem, assim os jogos lúdicos constituem-se como alternativa para a aplicação de ensino dinâmico, significativo e atrativo para os acadêmicos. Objetivo: Relatar a experiência da inserção de jogos de tabuleiro sobre embriologia entre discentes de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência (colocar referência), realizado na Universidade do Estado do Pará em outubro de 2021 para a disciplina de Saúde da Mulher. A tecnologia tratava-se de um jogo de tabuleiro que tinha como alvo discentes do sexto (6°) período de enfermagem. O jogo continha formato de “S” com cerca de 40 casas, que intercalavam perguntas e curiosidades sobre embriologia que eram feitas às equipes. Resultado: A utilização dessa estratégia de ensino possibilitou aos discentes conhecer algumas curiosidades acerca da temática abordada, como Fertilização In Vitro, detalhes acerca da gestação gemelar, gestação ectópica e outras, esse aspecto da atividade propiciou aos discentes um olhar clínico a cerca dessas temáticas, uma vez que após a exposição das curiosidades surgiam debates e perguntas entre os mesmos acerca dos assuntos supracitados. Além disso, a realização das perguntas aos participantes do jogo possibilitou que fossem avaliados as dificuldades e o nível de conhecimento que os alunos tinham acerca do tema. Conclusão: Inserir métodos de aprendizagem atrativos em enfermagem é importante para que as aulas tenham maior aproveitamento, e para permitir que os estudantes tenham um melhor aprendizado e assim sejam excelentes profissionais.