LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIA ATIVA NA APRESENTAÇÃO DE UM TRABALHO DE HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
Relatoria:
Bianca Medeiros
Autores:
  • Roger Jean Santos
  • Jânifer Souza Mendes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As metodologias ativas propiciam o aprimoramento do conhecimento acadêmico em todas as fases de aprendizagem. Nesse sentido, a fim de incentivar a pesquisa e o envolvimento dos discentes, este estudo visa demonstrar a participação autônoma e o protagonismo dos acadêmicos no processo de ensino-aprendizagem em sua construção do saber, de maneira lúdica e descontraída. A realização da produção científica desde o início da graduação, ajuda o acadêmico a despertar o interesse pela pesquisa. Objetivo: Promover o aprendizado, de maneira lúdica e criativa, dos acadêmicos de enfermagem quanto à história da enfermeira Amália Correa de Carvalho e de suas contribuições para a enfermagem brasileira. Metodologia: Tipo relato de experiência. A atividade foi realizada na disciplina de história da enfermagem, cursada na primeira fase do curso de graduação em enfermagem de uma faculdade do nordeste catarinense. A turma foi dividida em grupos para realizar pesquisa sobre enfermeiras que muitas vezes não são alvos de estudos, e que são ignoradas por mais que tenham sido importantes para a história da enfermagem, a fim de fazer os acadêmicos se interessarem pela pesquisa. Inicialmente foi realizada pesquisa científica sobre os feitos da profissional. Após isso, foram elencados os momentos marcantes na sua atuação profissional, para serem apresentados através de um teatro de fantoches. Este teatro foi representado através de um cenário de teatro sobre o congresso Brasileiro de Enfermagem no qual a enfermeira Amália foi homenageada pela ABEn. Foi abordado em ordem cronológica sua história, como também suas conquistas e contribuições acadêmicas e profissionais, representadas por uma conversa entre três fantoches. Para confecção da estrutura do palco foram utilizados cano de pvc e tnt preto, uma pequena cortina vermelha, e as letras a,b,e,n recortadas em cartolina branca. Resultados: Percebe-se que ao apresentar algum tema de forma criativa, lúdica e diversificada, utilizando as metodologias ativas na abordagem do conteúdo, há um aprimoramento da aprendizagem acadêmica, tanto pelos discentes que elaboram a atividade, quanto pelos que a acompanham de maneira mais interessada. Conclusão: A elaboração da atividade acadêmica permitiu o desenvolvimento e aprimoramento da criatividade pelos discentes, e a participação ativa dos demais acadêmicos na avaliação da apresentação.