LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM OFICINA DE CURATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jhéssica Brenda de Souza da Silva
Autores:
  • Karen Silva de Castro
  • Caio Heitor Vieira Melo
  • Renan Andrews Ribeiro Sousa
  • Raissa Andressa Souza Dias
  • Tania de Souza Pinheiro Medeiros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O curso de enfermagem tem em sua grade curricular matérias que alicerçam a futura prática profissional dos seus alunos, entre elas está a disciplina de semiologia e semiotécnica, que contém fundação teórica e propicia aos alunos, através das aulas práticas e posteriores estágios a vivência da prática clínica através dos procedimentos de enfermagem realizados. Objetivo: Relatar a experiência de monitoria com a utilização de simulação de feridas para potencializar o aprendizado por parte dos discentes de enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, do tipo descritivo, esse tipo de pesquisa faz análises do tema estudado, através de observações ou outros métodos. A presente oficina foi realizada no laboratório de semiologia da Universidade do Estado do Pará, localizada no município de Tucuruí-PA, durante os meses de agosto a setembro de 2021. Para a simulação dos ferimentos foram feitas maquiagem cênica. Resultados: A oficina proporcionou aos acadêmicos a possibilidade de colocar os seus conhecimentos em prática através da simulação realística de feridas, dessa forma os mesmos foram encorajados a escolherem as coberturas apropriadas para o tipo de ferida que era representado no momento da oficina, percebeu-se que com isso os estudantes tiveram como proveito maior segurança para realizar futuros procedimentos, além de haver diminuição da ansiedade e medo de realizar os procedimentos. Conclusão: As oficinas fornecem aos estudantes a oportunidade de treinarem procedimentos, como os curativos para que os mesmos vivenciem ainda na graduação a prática profissional clínica, dessa forma a adoção de oficinas com simuladores é uma alternativa se comparada ao ensino tradicional para o processo de ensino aprendizagem dos estudantes.