Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Simulação realística em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário
Relatoria:
LUCIANA JERONIMO DE ALMEIDA SILVA
Autores:
- Elisangela Aparecida de Almeida Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O ensino de habilidades através de simulações na enfermagem é considerado histórico, e atualmente tem sido tendência de muitos programas curriculares de educação, sendo direcionada para os métodos ativos, fundamentados na necessidade de alcançar autoconfiança como satisfação pessoal do aprendiz. A simulação através de um ambiente artificial, recria uma situação real para praticar, aprender, validar, testar ou desenvolver a compreensão dos sistemas ou ações humanas, com elevado grau de interatividade e realismo aos discentes. Objetivo: descrever a experiência da construção de um cenário para simulação realística em enfermagem. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência de docentes de um curso técnico em enfermagem sobre a construção de um cenário para simulação realística em enfermagem. O processo de construção do cenário se iniciou a partir do estudo teórico sobre as etapas e os componentes necessários para sua elaboração. Resultados: construiu-se um caso clínico fictício e por meio dele foram desenvolvidas as cenas, a partir das competências esperadas pelo aluno durante a simulação.A elaboração e a validação do cenário realístico para a simulação foram importantes para reduzir incertezas na sua construção.Conclusão: a simulação realística possibilita aos estudantes e profissionais executar a prática em diferentes cenários através de espaços protegidos. A construção e validação do cenário contribuem para que a simulação tenha maior chance de atingir seus objetivos de forma mais eficiente.