Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO CAMPO DE CLÍNICA MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Débora Alanna Araújo de Aquino
Autores:
- Clara Eloysa Palhares Braga
- Paulo Henrique da Costa
- Thais Emanuelle da Silva Matias
- Maria Leonor Paiva da Silva
- Beatriz Távina Viana Cabral
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é uma atividade enriquecedora, que possibilita ao estudante, monitor e/ou aluno, o desenvolvimento de habilidades teórico-práticas, competências, contribuindo para com o processo de ensino- aprendizagem de alunos e monitores. Dessa forma, a prática da monitoria vêm ganhando mais espaço e visibilidade dentro das universidades, com isso permite que os alunos possam ter vivências práticas de qualidade. OBJETIVO: Relatar a experiência de monitoria acadêmica no campo de clínica médica para o curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi /Universidade Federal do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi /Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir das experiências desses como monitores nas práticas no campo de Clínica Médica, componente da disciplina de Média Complexidade. As monitorias foram realizadas no período de maio a julho de 2022 em cenário real de um hospital do interior do estado, sendo mediada por um professor e alunos do 6° período do curso de Enfermagem. RESULTADOS: Percebeu-se que os monitores conseguiram desenvolver boa relação interpessoal com os discentes e criando assim, um ambiente seguro facilitando o aprendizado. Dessa forma, os monitores passaram a ser o suporte teórico-prático durante as práticas realizadas no campo, as quais giravam em torno de troca de curativos, sondagem vesical, sondagem gástrica e enteral, anotações de enfermagem, entre outros. Entretanto, apesar dos benefícios, foi observado que o auxílio a todo momento tornou-se um empecilho para o desenvolvimento da iniciativa e autonomia por parte dos discentes assistidos. CONCLUSÃO: A monitoria em campo prático contribuiu para o aluno-monitor a partir da troca de conhecimentos e vivências passadas. Entretanto, esta deve ser associada ao incentivo e desenvolvimento da autonomia e raciocínio crítico do aluno monitorado.