LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PODCAST – FERIDAS EM FOCO: UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE
Relatoria:
Natália Maria da Silva de Lima
Autores:
  • Juliana Sena do Amaral
  • Caroline Araujo Lopes
  • Gabriel de Jesus Aprigio
  • Sherida Karanini Paz de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As feridas envolvem a perda da integridade da pele por causas externas ou internas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da lesão, podendo ter natureza simples ou complexa. A enfermagem atua diretamente no tratamento e prevenção de feridas, em particular na área da estomaterapia. Nesse contexto, o podcast, conteúdo em áudio em formato de arquivo ou streaming, promove educação em saúde por meio de temas importantes sobre saúde. Pode ser destinado ao público geral e/ou aos profissionais, gerando informação, discussão e compreensão sobre determinado assunto, como por exemplo o estudo sobre feridas. Objetivo: Relatar a experiência de membros de uma liga acadêmica na criação de um podcast sobre cuidados com feridas. Metodologia: Relato de experiência acerca da construção, elaboração e divulgação de conteúdo no formato de podcast sobre feridas. Essa ferramenta foi desenvolvida por membros da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Estadual do Ceará, durante os meses de maio a outubro de 2021, tendo como público-alvo os profissionais e estudantes da saúde, em especial a enfermagem. As publicações ocorriam semanalmente sobre diversos assuntos relacionados ao cuidado com feridas nas principais plataformas de streaming do Brasil. Resultados: Com a utilização do podcast, houve o fortalecimento do ensino-aprendizagem entre os acadêmicos de enfermagem integrantes da liga de estomaterapia na promoção da saúde e como ferramenta de educação para prevenção e cuidado de feridas. Os acadêmicos utilizaram o podcast como espaço social favorável para aprender e implementar novas práticas educacionais que impulsionaram construções participativas e inclusivas, o que acarretou em um amplo conhecimento dos estudantes sobre o assunto. Isso porque os ligantes produziam o conteúdo para passar aos ouvintes de forma clara e objetiva. Conclusão: O podcast é uma tecnologia em ascensão, sendo desafiador para os ligantes dominar toda sua produção, como edição, apresentação, dinamismo para tornar o uso dessa tecnologia uma experiência exitosa. Assim, os ligantes, para produzir um projeto de qualidade, adaptaram e estruturaram o ensino de feridas. Ademais, a experiência proporcionou uma troca de saberes entre o grupo e enfatizou a necessidade da apropriação das tecnologias para o ensino de enfermagem.