LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DO IDOSO
Relatoria:
Nelson Marques Albuquerque
Autores:
  • Terezinha Almeida Queiroz
  • Hanna Gadelha Silva
  • Maria Célia de Freitas
  • Dayane Pereira da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são recursos tecnológicos e computacionais utilizados para auxiliar a comunicação e a educação. Desse modo, é de suma importância discutir e atualizar as práticas de ensino para apoiar o conhecimento e o avanço na formação na enfermagem. No que tange a enfermagem, as TICs podem promover autonomia no processo de buscar conhecimento, na apreensão de conteúdo, na tomada de decisão clínica e na qualidade da prestação de cuidados. Objetivo: Descrever a experiência de monitorias com a utilização das TICs em uma disciplina de uma instituição pública. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre o uso das TICs nas monitorias da disciplina de Enfermagem em saúde do idoso do curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição pública da cidade de Fortaleza-CE. As monitorias ocorreram entre os meses de março e maio de 2022 e participaram os dois alunos monitores e os discentes matriculados na disciplina. Resultados: Em relação ao uso das TICs nas monitorias, foi possível organizar os resultados encontrados em dois pontos: 1. As TICs utilizadas e seus fatores contribuintes na monitoria e 2. Os desafios no uso das TICs. No tocante ao primeiro ponto, entre as TICs utilizadas na monitoria estão a plataforma Google Meet, o aplicativo WhatsApp e a rede social Instagram, foram utilizadas como forma de facilitar o conteúdo visto em sala de aula, através da revisão teórica dos assuntos, aplicação de casos clínicos para discussão e treinamento por meio de questões e mapa mentais. Além disso o WhatsApp e o Instagram, proporcionaram meio para o esclarecimento de dúvidas e comunicação ativa com a turma. Desse modo, à medida que as TICs foram introduzidas nas monitorias obteve-se uma melhoria na comunicação constante com os alunos, proporcionando espaços de discussão e aprimoramento das temáticas para além do espaço físico da sala de aula. No que se refere ao segundo ponto, entre os desafios vividos tem-se a redução da interação dos alunos e a distração relacionada aos outros hábitos de vida na Internet. Considerações finais: Portanto, a experiência do uso das TICs foi muito enriquecedora, pois colaboraram com o processo formativo dos discentes, facilitaram a comunicação e desenvolveram habilidades dos monitores com a tecnologia. Também se ressalta o uso cauteloso e com parcimônia das TICs. A indisponibilidade de alguns alunos em participar da monitoria mostrou-se como fator limitante do estudo.