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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O IMPACTO DAS TIC NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: REVISÃO DA LITERATURA
Relatoria:
Winola Dafny Douglas de Oliveira
Autores:
  • Jomara Brandini Gomes
  • Aline Romão
  • Dieny Fernanda
  • Gabryela Rodrigues
  • João Lucas Cozer
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, com recomendações para manter o isolamento social. Assim se fez necessário a adoção e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em diversas instituições de ensino, por meio do ensino remoto (ER). As TIC podem ser compreendidas como recursos tecnológicos que proporcionam a comunicação em diversos processos, inclusive o de ensino-aprendizagem. O aumento e modernização das TIC e sua utilização nos espaços de ensino permite novas formas de trabalhar os conteúdos curriculares, além de proporcionar maior interação entre aluno e professor durante o processo de ensino. Tem como objetivos Identificar e descrever os resultados e efeitos da utilização das TIC na formação profissional dos enfermeiros. Trata-se de uma Revisão Narrativa da Literatura, realizada por buscas nas bases de dados Lilacs, Scielo, Pubmed e BVS, utilizando os descritores: TIC; Formação em enfermagem e Tecnologia em saúde. Incluiu-se artigos completos em inglês e português, publicados de 2017 a 2021 e excluiu-se teses, duplicatas e artigos que não se relacionavam ao tema. O levantamento da revisão revelou que a utilização das TIC como fator didático contribui para a formação dos profissionais de saúde, sobretudo de enfermagem, porém ainda encontram percalços a serem vencidos entre docentes e discentes da área. Ademais, a medida em que as práticas educativas online mostraram-se produtivas, ainda não é o suficiente para a formação integral do enfermeiro, visto que o ensino teórico não sobrepõe a necessidade das aulas práticas presenciais. Por fim, a utilização simultânea das TIC por três diferentes gerações (X, Y e Z) é um dos fatores que causam desconforto entre os usuários, visto que a operacionalização das TIC para a geração X (nascidos entre 1962 e 1980) constitui desvantagem e limitação esperada, pois as gerações mais jovens (geração Y e Z) já iniciam sua formação no contexto digital. Assim, o avanço tecnológico evidencia a necessidade de qualificação permanente para minimizar o sentimento de impotência desses professores e o conflito de gerações na prática pedagógica. A utilização das TIC desempenha impactos positivos na formação dos profissionais de enfermagem pela grande praticidade e acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma melhor formação, mas ainda devem ser aperfeiçoadas, instruídas e democratizadas tanto aos docentes quanto aos discentes.