LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Metodologias Ativas de Ensino na prática docente de Enfermagem
Relatoria:
CAROLINA POITE DE SIQUEIRA
Autores:
  • Cristiane de Lima Pacenko
  • Mariana Tavares de Oliveira Castellani
  • Karla Crozeta Figueiredo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação em enfermagem almeja a prática de qualidade, com autonomia, humanizada, resolutiva e proativa, para o desenvolvimento de profissionais com habilidades, atitudes e competências necessárias ao cuidado holístico cientificamente embasado(1,2). Assim, é necessário refletir sobre as metodologias de ensino utilizadas, buscando uma aprendizagem problematizadora, com a utilização de novas metodologias para um ensino transformador(3). As metodologias ativas vêm ao encontro disso, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem, favorecendo o pensamento crítico e a habilidade de tomada de decisão(4). Objetivo: relatar a experiência de aproximação de enfermeiras estudantes de pós-graduação com metodologias ativas de ensino e sua relação com a prática docente. Metodologia: estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a aproximação de duas enfermeiras mestrandas e uma doutoranda, que ocorreu em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Enfermagem no período de março a junho de 2022. Resultados: para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, as docentes utilizaram para as aulas estratégias com metodologias ativas de ensino, tanto em aulas on-line como presenciais. Essas estratégias proporcionaram discussões entre os estudantes; além de ser oportunizado o contato com ferramentas interativas de realidade virtual, assim como recursos educacionais abertos (REA), como jogos on-line, plataformas virtuais para desenvolvimento de mapas mentais e apresentações. Ao final da disciplina, os estudantes realizaram um seminário em grupos, com temas pré-determinados, com critérios a serem seguidos: elaborar plano de aula, utilizar pelo menos duas metodologias ativas e dois REA e referências atuais. As aulas possibilitaram compreender como desenvolver na prática docente as metodologias ativas de ensino, e o seminário final consolidou esse aprendizado, permitindo exercitá-lo, aproximando a teoria às suas práticas docentes. Considerações Finais: a disciplina proporcionou as estudantes aproximarem-se das metodologias ativas de ensino, bem como das tecnologias educacionais utilizadas para viabilizá-las. Além disso, favoreceu a reflexão crítica em favor do protagonismo do estudante em seu processo de ensino-aprendizagem, transformando a forma de pensar a prática docente, para uma prática que busca a autonomia do aluno na busca por seu aprendizado e o docente como um facilitador desse.