Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CAPACITAÇÃO SOBRE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Karen Louanny Lima de Oliveira
Autores:
- Leticia Kelly Costa Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O contato com diferentes tecnologias de educação em saúde durante a graduação em Enfermagem tem importância significativa para a formação do estudante. O enfermeiro tem sido reconhecido, como um agente transformador através da educação em saúde, reforçando a necessidade de conhecer as novas tecnologias voltadas para o cuidado. Dentre as tecnologias emergentes, temos a contação de histórias ou storytelling, estratégia que vem ganhando visibilidade na prática de educação em saúde. OBJETIVO: Descrever a experiência da elaboração de uma capacitação para estudantes da graduação sobre contação de histórias. METODOLOGIA: A capacitação foi realizada no dia 26 de maio de 2022, durante o período de reunião do “Núcleo RONDON na UFC”, um projeto de extensão multidisciplinar que realiza ações de educação em saúde em cidades do Ceará, com os membros ativos do Núcleo, totalizando 12 pessoas envolvidas. Foram reunidos para a capacitação cinco artigos, através de uma breve pesquisa bibliográfica, que foram utilizados como componente teórico da apresentação. A capacitação obteve dois momentos: um momento de orientação, onde o conteúdo foi ministrado; um momento prático, onde os participantes construíram histórias com foco em saúde, com sugestões previamente oferecidas. Ademais, foram utilizados exemplos de histórias construídas por esta autora e utilizadas em ações posteriores. RESULTADOS: O contato com o storytelling permitiu aos participantes explorar opções e possibilidades de educação em saúde, utilizando de criatividade e interação, tornando o emissor e receptor da mensagem, personagens que se movimentam e constroem o ato de educar em saúde. Os participantes da capacitação foram receptivos com a estratégia, e, ao longo do processo, conseguiram identificar os elementos principais na contação de história e sua aplicabilidade nas ações de educação em saúde. CONCLUSÃO: Conhecer esse instrumento proporcionou aos estudantes mais ferramentas de educação em saúde, durante a graduação, ampliando a sua formação como um profissional de excelência, sendo a capacitação eficaz e benéfica, com propósito de capacitar os estudantes na construção de ações futuras realizadas pelo projeto.