Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CARTILHA EDUCATIVA SOBRE MANUSEIO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO NOS ATENDIMENTOS DE ENFERMAGEM EM UMA UBS
Relatoria:
Fernando Rocha dos Santos
Autores:
- MARIA MADALENA GOMES PEREIRA MÁXIMO
- RUANNE NUNES BUENO LIMA
- ELVES TALISSON GONCAVEL MENDES
- MAIARA MARIA DA CONCEIÇÃO
- Alessandra Melo de Sousa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Prontuário Eletrônico do Cliente (PEC) é uma ferramenta de registro de dados do paciente, por parte da equipe de saúde. Essa ferramenta foi implementada no SUS, por meio do E-sus AB, com o intuito de aprimorar a assistência, agilizando os processos de referência e contrarreferência. OBJETIVO: Criar uma cartilha para auxiliar no manuseio do prontuário eletrônico do cliente em atendimentos de enfermagem. METODOLOGIA: Consiste em um relato de experiência acadêmica, sobre o manuseio do Prontuário Eletrônico do Cliente em unidade Básica de Saúde. Trata-se de um estudo prospectivo, de atuação direta com profissionais de saúde, que foi desenvolvido no município de Floriano-PI, por meio da Atenção Básica, na UBS Paulo Kalume. Foi idealizado por um Acadêmico de Enfermagem, durante período de estágio curricular obrigatório na UBS supracitada. RESULTADOS: Durante o período de estágio na UBS, a equipe estava passando pela implantação do sistema PEC e muitas dúvidas permeavam sobre como manuseá-lo, com enfoque no alcance de indicadores do Previne Brasil. Com isso, foi criada a cartilha informativa como um projeto de intervenção, baseada no manual do Ministério da Saúde, só que de forma resumida e pontuando aspectos de maior dificuldade identificados pelos profissionais. Após a elaboração e revisão do material, ocorreu um momento de exposição, explicação e distribuição para os integrantes da equipe. A cartilha é interativa, contando com QR code que direciona para vídeos autorais ensinando o passo a passo da ação descrita. CONCLUSÃO: Observa-se que a aplicação do material educativo facilitou o manuseio do Prontuário eletrônico do Cliente, agilizando e otimizando assistência de enfermagem na UBS. Além disso, serviu como processo de capacitação/atualização, colocando em prática a educação continuada da equipe.