Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
SITUAÇÕES-PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE OFICINA DE PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR
Relatoria:
Liliana Vieira Martins Castro
Autores:
- Amanda Martins Sousa
- Mariana Campos da Rocha Feitosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O espaço escolar abriga uma grande quantidade de crianças por longo período de tempo, sendo assim, um ambiente propício para a existência de acidentes como engasgo por corpo estranho, queimadura, desmaio e fraturas por quedas, e até mesmo parada cardiorrespiratória. Portanto, faz-se necessário que os profissionais da educação possuam conhecimento em Primeiros Socorros, visto serem eles os responsáveis pelos alunos naquele espaço, muitas vezes sem suporte de profissionais da saúde. Dessa forma, torna-se imprescindível o conhecimento em Primeiros Socorros para assegurar o bem-estar da comunidade estudantil, perante uma situação de emergência, até que o suporte especializado chegue ao local. Objetivo: Objetiva-se relatar a experiência de uma capacitação em primeiros socorros para professores e demais funcionários de uma creche pública municipal. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência promovida por meio de uma capacitação em primeiros socorros para professores e demais funcionários de uma creche de um município da Região Metropolitana de Fortaleza, a partir da parceria entre enfermeiras residentes e a secretaria de educação, como forma de promover o conhecimento em primeiros socorros dentro do ambiente escolar possibilitando um agir seguro em situações de emergência. Durante a capacitação, foram realizadas encenações de situações-problemas mais recorrentes nesse ambiente como forma de metodologia para a oficina, para que fosse mais didática e compreensível para o público. Resultado: Evidenciou-se a importância da realização de capacitações sobre a temática, uma vez que o público relatou a ausência ou conhecimentos equivocados sobre o que fazer diante de algumas situações como queimaduras e quedas. Ao final da oficina pode-se perceber que o conteúdo foi bem fixado pelos professores e demais funcionários que sanaram duvidas e puderam expor o que aprenderam. Conclusão: A aplicação da oficina por meio de situações-problemas foi satisfatória, uma vez que, foi possível constatar a participação positiva e interesse dos profissionais pelo tema, que ao final da oficina mostraram-se aptos a prestar os primeiros socorros de forma segura em cada situação.