LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A utilização de jogos interativos para aprendizagem em História da Enfermagem
Relatoria:
Cristiane Gabriela Bones Saldanha
Autores:
  • Cleusa Cardoso da Silva
  • Alice Carlos Maioli Mattos
  • Jânifer Souza Mendes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os jogos didáticos são metodologias ativas e constituem uma ferramenta educacional inovadora que podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. O uso dessas metodologias no ensino de Enfermagem é um diferencial para aprimorar o conhecimento acadêmico e proporciona um ambiente lúdico de aprendizagem. Objetivo: incentivar a compreensão dos acadêmicos sobre o assunto, de forma lúdica, e não convencional, não sendo o objetivo decorar informações, valorizando a acessibilidade acadêmica, envolvendo todos acadêmicos. Método: Estudo tipo relato de experiência. A atividade foi desenvolvida como processo avaliativo da disciplina de História da Enfermagem, cursada pelos acadêmicos da primeira fase do curso de graduação em Enfermagem. Foram organizados os aspectos a serem pesquisados a respeito da profissional Neusa Santos Souza, por sua trajetória marcante na área da saúde mental no Brasil. Após a explanação do tema, foi realizada uma dinâmica para averiguar a compreensão e fixação do conteúdo pelos acadêmicos espectadores, através de questionamentos elaborados pelas apresentadoras em formato de quiz, disponibilizado através do site Kahoot®. Ao final, o espectador que alcançou a maior pontuação no jogo foi premiado. Resultados: O uso de jogos como metodologia ativa de ensino valoriza o conhecimento e instiga a participação dos acadêmicos devido a competitividade proporcionada. Conclusão: A utilização de jogos em formato de quiz, foi um diferencial no aprendizado acadêmico, sendo uma forma de conferência imediata do conteúdo apreendido. Eventuais erros nas respostas são imediatamente identificados e aprimora a memorização do conteúdo abordado.