Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS NO PRESÍDIO COM A POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Bianca Cavalcante Martins
Autores:
- Raquel Alves de Oliveira
- Victor Caetano Rodrigues
- Ana Laura Ferreira Alves
- Hellen Lívia Oliveira Catunda Ferreira
- Ana Karina Bezerra Pinheiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Um dos grandes desafios que os estudantes de enfermagem irão enfrentar é o da ética, pois a enfermagem lida com dilemas éticos todos os dias. Desse modo, é necessário que durante a graduação de enfermagem os estudantes estejam preparados para tais situações, e, a partir de projetos, a Universidade pode proporcionar experiências para capacitar os estudantes a atuarem em diferentes cenários, como por exemplo atuar em pesquisas com a população privada de liberdade (PPL). OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem na aplicação de formulários no presídio com a PPL, durante a pesquisa do Censo Penitenciário do Ceará. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência sobre a realização de uma coleta de dados para o Censo Penitenciário do Ceará, com a aplicação de formulários sobre dados sociodemográficos da população privada de liberdade, com perguntas sociodemográficas, de saúde, infraestrutura das prisões, etc; em complexos penitenciários localizados nas regiões de Itaitinga e Aquiraz, no mês de maio de 2022. A coleta contou com profissionais da saúde e estudantes da graduação em enfermagem. RESULTADOS: Através desta oportunidade foi possível ver a realidade do sistema penitenciário e a atuação de enfermagem na assistência e na pesquisa nesses locais. Outrossim, deve-se evitar o impulso de julgamento, pois a assistência deve ser prestada para todos, sem restrições. Com a ação, foi possível aprender sobre o funcionamento do censo, sua aplicação, além de como se comportar diante de situações difíceis ao atuar com uma população em vulnerabilidade. A experiência se demonstrou como uma estratégia efetiva de enriquecimento para os estudantes de graduação ao atuarem com a pesquisa e a vulnerabilidade da PPL. CONCLUSÃO: Dessa forma, a atividade favoreceu a consolidação de conceitos sobre a pesquisa e a importância da ética na vida dos profissionais de enfermagem, além de contribuir para uma experiência enriquecedora para os futuros profissionais da saúde.