LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
USO DE ROLETA EDUCATIVA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Maria Eduarda Vasconcelos Camilo
Autores:
  • Rosane Arruda Dantas
  • Hellen Pinheiro Rocha
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O uso de instrumentos lúdicos para educação em saúde promovem aprendizagens por meio da atenção e entretenimento, o que contribui para que o público infantil acompanhe as dinâmicas de forma entusiasmada. O projeto “Núcleo Rondon na UFC” utiliza em suas ações de extensão mecanismos que sejam diretos e leves, com o fito de atingir o aprendizado do público alvo. OBJETIVO: Relatar a experiência da ação de extensão onde utilizou-se uma roleta artesanal educativa a fim de educar o público infantil acerca do tema “prevenção de acidentes”. MÉTODOS: Relato de experiência sobre a ação de extensão promovida pelo projeto Rondon para crianças, em uma ONG de um município do estado do Ceará, em maio de 2022. A ideia do método aplicado surgiu a partir do tema escolhido, sendo ele relevante para o contexto social das crianças, aplicado usando como instrumento uma que ao ser girada poderia parar em uma das diversas situações capazes de causar acidentes na infância. Os recursos utilizados para a produção do instrumento educativo foram: papelão, plástico, CD, tesoura, design da roleta, cola e palito de picolé. RESULTADOS: Cada criança teve a oportunidade de ver a roleta em movimento e conforme a situação fosse apontada, era explicado como agir para prevenir aquele tipo de acidente. Para fixar o tema, seguiu-se com perguntas para explicar alguma dúvida que ainda pudesse existir. Foi visto que o uso da roleta educativa é um bom instrumento para desenvolver entusiasmo e favorecer o aprendizado na infância, já que o público alvo aderiu e interagiu de forma positiva a essa proposta, debatendo e pensando sobre as situações de acidentes apresentadas.. CONCLUSÃO: A roleta educativa tornou-se essencial para as crianças aprenderem a se prevenir de acidentes, com isso, percebe-se que o ensino realizado por meio de brincadeiras interativas é útil para o desenvolvimento de ações educativas, por ser algo de fácil acesso, lúdico e divertido.