Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
SIMULAÇÃO CLÍNICA NA FORMAÇÃO: PRÁTICA INOVADORA PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Andréia de Souza Cândido
Autores:
- Sabrina Freitas Nunes
- Milena Teixeira Bertoldo
- Marcos Abimael Vieira Campos
- Larissa Uchôa Melo
- Samyra Paula Lustoza Xavier
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A inovação das práticas de cuidado foram se desenvolvendo ao lado das mudanças político-sociais durante o passar dos anos. A simulação clínica na formação é uma metodologia ativa e inovadora que propõe rendimento no processo ensino-aprendizagem, para o cuidado em enfermagem pois favorece o ensino teórico-prático, métodos de ensino influenciados pelo avanço da tecnologia que conferem maior rapidez à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e à redução nos custos. Objetivo: Ressaltar a importância da simulação clínica na formação e no processo ensino-aprendizagem para o cuidado em enfermagem. Método: Trata-se de um estudo do tipo revisão narrativa de literatura realizada no mês de maio de 2022 mediante busca nas bases de dados: Web Of Science, SciVerse Scopus, Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando o operador booleano AND para conexão dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Simulação"; "Educação em Enfermagem"; "Cuidados de Enfermagem" obtendo resultado de 13 estudos para análise baseados no objetivo e selecionados nos idiomas inglês, português e espanhol. Após leitura minuciosa, obteve-se seis artigos para compor a mostra dos resultados. Resultados: Após análise, percebeu-se que a simulação clínica é de suma relevância na graduação de enfermagem, a inserção dessa modalidade causou de início apreensão e desconfiança, justamente pelo fato de ser um método inovador. As experiências nos diferentes cenários de simulação levaram os estudantes a refletir sobre como na prática, se configura o cuidado estendido à unidade familiar. Os conceitos transmitidos na sala de aula foram retomados nos cenários práticos fazendo com que a associação entre teoria e prática do cuidado centrado na família ficasse mais clara aos estudantes. Conclusão: A simulação clínica no contexto da formação apresentou-se como um método que rompe com o modelo tradicional de ensino, evidenciou-se que esse método traz uma aproximação à realidade assistencial em enfermagem, é ferramenta eficaz por proporcionar maior segurança aos alunos. Através dos resultados encontrados, pôde-se considerar que essa prática deve ser encorajada, em razão aos benefícios que podem trazer aos estudantes, docentes, pacientes e suas famílias.