Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ENSINO REMOTO DURANTE O CONTEXTO PANDÊMICO: EXPERIÊNCIAS SOB A ÓTICA DE MESTRANDOS
Relatoria:
AINOÃ DE OLIVEIRA LIMA
Autores:
- Amanda Cavalcante Maia
- João Cruz Neto
- José Gerfeson Alves
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Em decorrência da pandemia da Covid-19, educadores e discentes tiveram que reinventar e adaptar novas tecnologias de ensino para evitar a descontinuidade do ensino. Desta forma, os programas de pós-graduação stricto sensu em enfermagem realizaram mudanças estratégicas ao lecionar aulas, promovendo inovações nos âmbitos formativos dos futuros mestres. Objetivo: Relatar as experiências de mestrandos sobre o processo ensino-aprendizagem em um programa de pós-graduação de universidade federal cearense. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado no ensino remoto por alunos do primeiro semestre do Mestrado em Enfermagem, durante o período de janeiro a maio de 2022, onde foram ministradas 04 disciplinas, com carga horária total de 150 horas. A modalidade das aulas se dividiu em síncronas e assíncronas a depender da necessidade do momento. As aulas ocorreram em três encontros virtuais semanais, onde duas se deram no horário das 14:00h às 17:00h e outra das 8:00 às 11:00. Uma disciplina ocorreu em uma semana manhã e tarde, na primeira semana de aulas. Para as aulas foram utilizadas a plataforma Google meet e o sistema SIGAA da instituição. Os dados foram analisados e apresentados de forma narrativa. Resultados: 12 mestrandos participaram das atividades de ensino. A experiência na modalidade de ensino remoto exigiu reformulação das estratégias educativas e o empenho dos discentes e docentes no manejo das plataformas virtuais, com foco em manter a qualidade do ensino e a diversificação do processo avaliativo. As atividades incluíram produção e leitura de artigos científicos, confecção de e-book, preparação e apresentação de seminários, debates e visitas técnicas virtuais. Essa modalidade de ensino estimulou a criatividade e a exploração de novas formas de pôr em prática o processo de ensino-aprendizagem, contudo verificaram-se obstáculos, como a facilidade de distração dos usuários devido à rotina domiciliar, e a interrupção por desconexão de internet, e falhas de áudio durante as apresentações. Nesse sentido, entende-se que atividades de cunho prático realisto estimulam o aprendizado e viabilizam a construção do conhecimento significativo. Conclusão: O ensino remoto na percepção dos mestrandos foi uma experiência desafiadora, exigindo adaptação, criatividade e traquejo social, para que as atividades fossem desempenhadas, conseguindo resultado satisfatório de discentes e docentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.