Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
VANTAGENS DA MONITORIA TEÓRICO-PRÁTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM AO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Flávia Rossi
Autores:
- Julyana Camilo Raymundo
- Lorena Goulart de Andrade
- Gabriela Marchiori do Carmo Azzolin
- Barbara Gaspar de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O exercício da enfermagem demanda ampla fundamentação técnica e científica, aliada à conduta humanizada e ética, a fim de alcançar resolubilidade e transcendência na atuação. Para alcançar essas exigências, a educação no ensino superior perpassa por transformações a fim de contribuir com uma formação de qualidade, composta pela distribuição de saberes, utilizando-se de estratégias envolvendo docentes e discentes. A monitoria acadêmica, nesse contexto, surge como ferramenta agregadora desse cenário, concedendo aprimoramento integral ao aluno monitor, além da adição de benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos acadêmicos. O trabalho busca reconhecer as repercussões que a atividade de monitoria acadêmica proporciona especificamente ao aluno monitor, que também influencia o aluno cursante da disciplina de enfoque da monitoria. Trata-se de um Relato de Experiência, referente ao desenvolvimento das atividades de monitoria teórico-prática, para acadêmicos de Enfermagem da PUC-Campinas como instrumento dinamizador do processo de ensino e de aprendizagem, desenvolvida por quatro acadêmicas do curso de Enfermagem da PUC-Campinas, no período de fevereiro a junho de 2022. No período entre abril e junho de 2022, foram realizados subgrupos com a turma de alunos a fim de maximizar o aproveitamento de cada monitoria nas respectivas disciplinas. Ao longo do semestre, encontros periódicos com as docentes foram realizados para alinhamento das necessidades de mudanças pertinentes aos monitores e docentes para o melhor desenvolvimento dos discentes da turma. A monitoria aperfeiçoou a postura profissional, colaborou para a incrementação curricular e incentivou com que os monitores buscassem mais conhecimentos dos assuntos abordados. Infere-se que a vivência de ser monitor permeia o crescimento pessoal e profissional, além de viabilizar que o processo ensino-aprendizagem perpetue no ambiente universitário. Essa atuação estimula ainda o desenvolvimento da análise crítica e da propriedade de saberes, incentivando a inserção à docência. Permite ainda a formação de vínculo a questões educacionais com outros alunos e docentes. Assim, as atividades de monitoria colaboram no processo de formação dos alunos monitores e a melhora na qualidade do ensino, promovendo graduandos mais qualificados para o mercado de trabalho.