Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A MULTIDISCIPLINARIDADE NO ATENDIMENTO À SAÚDE E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Laura Ferreira Alves
Autores:
- Bianca Cavalcante Martins
- Karen Louanny Lima de Oliveira
- Leticia Kelly Costa Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A multidisciplinaridade pode ser entendida como a reunião de contextos e fatores em busca de um objetivo final. Na saúde, tem-se a união de profissionais que trabalham com o fito de promoção do atendimento à saúde, por intermédio da equipe multidisciplinar, com uma prática mais didática, cooperativa, integrativa e comunicativa aos pacientes. Sob essa perspectiva, a Universidade Federal do Ceará, através de projetos multidisciplinares, como o “Núcleo RONDON na UFC”, oferece aos acadêmicos a oportunidade de obter experiências de atuação em ações de extensão com a prática multidisciplinar. A partir do desenvolvimento de ações com foco em Educação em Saúde, pode-se destacar a importância de tais experiências no contexto de agregar conhecimentos aos futuros profissionais por meio da multidisciplinaridade. OBJETIVO: Relatar a experiência dos membros de um projeto de extensão nas ações como extensionistas com atuação multidisciplinar. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia membros do projeto de extensão “Núcleo RONDON na UFC” e de uma enfermeira vinculada ao programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFC, ex-membra e colaboradora do RONDON, acerca da importância da atuação multidisciplinar na assistência à saúde e no desenvolvimento do acadêmico. Os membros e ex-membros do projeto relataram a sua percepção sobre a importância das atividades de promoção da saúde realizadas pelo projeto em comunidades do Ceará. RESULTADOS: As atividades de extensão em saúde, com uma equipe multidisciplinar, desenvolvidas durante o período de graduação contribuem na formação acadêmica dos futuros profissionais, proporcionando um arcabouço de informações que irão auxiliar na tomada de decisão, valorização da autonomia, trabalho em equipe, respeito profissional e crescimento mútuo. As experiências vivenciadas na graduação permitirá ao profissional um olhar amplo e holístico acerca do cuidado, ofertando ao paciente uma assistência integral e humanizada. Esses momentos de interação entre os acadêmicos podem impactar, positivamente, no relacionamento do profissional com a equipe de trabalho. CONCLUSÕES: A atuação multidisciplinar no atendimento à saúde é importante na construção profissional dos acadêmicos dos cursos de saúde e na atenção prestada aos pacientes.