Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO AMPLIFICADOR DO ENSINO ENTRE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Rebeca Pacini Lucino Silva
Autores:
- Gabriela Marchiori Carmo Azzolin
- Laura Gabrielli Pires de Oliveira
- Josilene Aparecida dos Santos Machado
- Leonardo Vinicius de Souza Maia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Processo de Enfermagem (PE) compreende uma atividade privativa do enfermeiro, que utiliza método e estratégia de trabalho científico para identificar e propor as ações de enfermagem, sendo um instrumento que individualiza a assistência de enfermagem, atendendo às demandas do paciente pelo cuidado. Com base na utilização do Processo de Enfermagem como norteador do processo de trabalho do Enfermeiro em assistir, ou seja, cuidar, observa-se a relevância que a qualidade em se realizar as etapas apresenta, além disso, é importante citar que todas as etapas são relevantes e cada etapa depende da etapa anterior. Com base no exposto, nota-se que uma das metodologias utilizadas, tanto em universidades, quanto na prática diária de profissionais, para melhoria do processo de enfermagem é a discussão de casos clínicos. OBJETIVO: Relatar a vivência do grupo PET-Enfermagem frente a implementação do projeto PET Casos Clínicos. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, referente ao projeto de discussão e raciocínio de casos clínicos em ambiente universitário para acadêmicos de enfermagem, ministrado e idealizado pelo PET Enfermagem (Programa de Educação Tutorial) da PUC-Campinas o qual através de seu corpo discente propagou esta prática em meio acadêmico através da implementação de um diálogo em sala de aula entre os alunos interessados e inscritos no projeto, de forma dinâmica e com embasamento teórico-científico. RESULTADOS: Durante a ministração da atividade os acadêmicos inscritos apresentaram dificuldades e dúvidas em como realizar efetivamente e com acurácia o raciocínio clínico, diagnósticos e prescrição de enfermagem, entrando em cena o papel do discente do PET-Enfermagem o qual se preparou para coordenar e ser o norteador do caso para esclarecer as demandas trazidas e permitir a propagação do conhecimento para os acadêmicos. Após a finalização da atividade, evidenciou-se certa defasagem dos acadêmicos quanto a implementação do Processo de Enfermagem, fato que demonstrou a importância da realização eventual desta discussão além das aulas obrigatórias da Universidade sendo um facilitador esta ser realizada entre alunos. CONCLUSÃO: A implementação do projeto PET Casos Clínicos corroborou para a disseminação do conhecimento e reconhecimento da importância da discussão de casos clínicos, auxiliando acadêmicos de enfermagem no processo de desenvolvimento de um bom raciocínio clínico e pensamento crítico.