Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
IMPACTO DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA NA AUTOEFICÁCIA MATERNA EM PREVENIR A DIARREIA INFANTIL
Relatoria:
LEIDIANE MINERVINA MORAES DE SABINO
Autores:
- Alicyregina Simião Silva
- Natália Germano Ferreira
- Ádria Marcela Vieira Ferreira
- Ludmila Alves do Nascimento
- Kamila Ferreira Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A autoeficácia é um conceito bastante utilizado na área da saúde, já que se trata da confiança e segurança do indivíduo para realizar determinada ação. Assim considera-se importante que o enfermeiro realize intervenções educativas que tenham o objetivo de melhorar a autoeficácia materna na prevenção de doenças, tais como a diarreia infantil. Objetivo: Avaliar o impacto de intervenção educativa na autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo quase experimental, de grupo único, desenvolvido em uma Unidade básica de saúde do município de Redenção/CE, no ano de 2021. Participaram do estudo 50 mães de crianças menores de cinco anos. Inicialmente foi aplicada a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI), e em seguida as mães participaram de uma intervenção educativa baseada na leitura de cartilha educativa ‘Você é capaz de prevenir a diarreia no seu filho!’, que aborda os cuidados para prevenir a diarreia em crianças de forma ilustrativa e didática, combinada com uma entrevista motivacional breve (EMB), na qual buscou-se evidenciar nas participantes a capacidade de prevenir a diarreia, assim como também foram esclarecidas as dúvidas de cada participante. Por fim, foi aplicada a EAPDI novamente, para que fosse possível verificar a mudança nos escores a partir da intervenção realizada. A EAPDI é uma escala composta por 24 itens, que de acordo com o quantitativo de pontos obtidos pode-se classificar a autoeficácia materna em baixa (menor que 109), moderada (110 a 114) e elevada (acima de 115). Os dados foram analisados por meio de frequências, médias e testes estatísticos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 4.327.066. Resultados: A partir na análise dos dados foi visto que a média de pontuação na primeira aplicação da EAPDI foi de 115,54 pontos e que após a intervenção educativa a média da pontuação passou a ser 118,54 pontos, representando, assim, um aumento de 3 escores na autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil imediatamente após a intervenção educativa. Percebeu-se que as participantes do estudo apresentavam elevada autoeficácia na prevenção da diarreia infantil antes da intervenção, porém, com a aplicação da intervenção, houve um aumento desses níveis. Conclusão: Considera-se que a intervenção educativa foi efetiva para elevar a autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil.