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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA INFÂNCIA
Relatoria:
Ana Luisa Silva de Araújo
Autores:
  • Luana Gomes de Araújo Calixto
  • Sara Beatriz Cardoso Cavalcante
  • Fernanda Alves da Silva Ribeiro
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista é, por definição, uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento motor e psiconeurológico dificultando a cognição, linguagem e interação social da criança. Segundo a Organização Mundial de Saúde, essa síndrome manifesta-se invariavelmente antes dos 30 meses de idade. Este estudo tem como objetivo discutir sobre o autismo infantil, a partir de uma revisão de literatura. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que foram selecionados o Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico, como base de dados para pesquisa. Ainda foram estabelecidos critérios de inclusão de pesquisas publicadas de 2018 a 2022,selecionados artigos escritos em português, a partir das palavras-chaves “Familia”, Autismo Infantil”, “Síndrome de Kanner”. A amostragem dos artigos inclui revisões bibliográficas, sistemáticas e integrais. No total, foram encontrados 11 artigos potenciais para análise. A criança com autismo possui características atípicas em seu desenvolvimento como, por exemplo, déficits na comunicação e na interação social e comportamento padronizado, sendo que muitas vezes são retratados de maneira caricaturada apenas como não comunicativos e não interativo. A inclusão educacional é de grande importância, logo, é necessário que haja uma parceria entre a família e a escola, pois os pais são portadores de informações preciosas que podem colaborar com o planejamento das intervenções educacionais das crianças autistas.