LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
LIGA ACADÊMICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA
Relatoria:
Matheus Gomes Andrade
Autores:
  • ANA LUIZA LINHARES BESERRA MACHADO
  • JESUS CARLOS EDUARDO DE PAIVA AVELINO
  • ANA ELENI DA SILVA CARVALHO
  • DILENE FONTINELE CATUNDA MELO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Liga Acadêmica é visto como uma estratégia transformadora, uma vez que passam a possibilitar o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dentro das instituições de ensino superior, além do vínculo entre os estudantes, professores e a comunidade que são incorporadas com as ações. Assim, a liga assume um caráter extracurricular e complementar no processo de ensino. Nesse sentido, a educação permanente surge como uma necessidade de formação profissional, na qual oferece uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, contribuindo para a integralização dos indivíduos e desenvolvendo a constância do grupo. OBJETIVO: Este trabalho tem o objetivo de descrever as estratégias e o processo de formação no uso da educação permanente em uma liga acadêmica de saúde da mulher e da criança. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência que descreve atividades desenvolvidas dentro de uma liga acadêmica no processo de formação para os discentes do curso de bacharelado em enfermagem de uma instituição de ensino superior no estado do Ceará que ocorreu nos meses de Janeiro a Maio de 2022. RESULTADOS: A Liga Acadêmica Saúde da Mulher e da Criança é organizada por acadêmicos do curso de enfermagem e docentes da instituição, possuindo uma divisão de diretorias, na qual a diretoria de ensino promove capacitações sobre assuntos pertinentes às práticas de enfermagem em campo de estágio e/ou extensão. As capacitações aconteceram na primeira semana de cada mês, para que os discentes tenham um processo de formação atualizado sobre manejo clinico ou revisões de assuntos que ainda há uma falha na pratica. As formações são voltadas para o tema da liga, ou seja, saúde da mulher e da criança e ministradas pelos docentes que coordenam a mesma. As temáticas discutidas foram sobre: Biossegurança; Puericultura; Pré-Natal; Exame de Papanicolau; Saúde sexual e reprodutiva e Cuidados com Recém-nascidos. CONCLUSÃO: Em consoante, a educação permanente está relacionada com a enfermagem, uma vez que todas as ações estão inseridas e articuladas com práticas educativas, sendo assim, a educação permanente é visto como um meio para desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, o processo educativo na enfermagem se torna importante como uma ferramenta para a construção de conhecimento, formação do sujeito, bem como autonomia e capacidade de aprender.