Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE INAPROPRIADOS PARA IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tainara Costa dos Santos
Autores:
- Marcus Da Silva Praxedes
- Yasmin Magalhães Ribeiro
- Rosiléia Silva Argolo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
No Brasil, o contexto epidemiológico e demográfico, com aumento da população idosa, tem repercussão no aumento do uso de serviços de saúde e de tratamentos farmacológicos complexos e de longa duração (OLIVEIRA, 2019).Desse modo, ainda que as evidências científicas recomendem a necessidade da diminuição das prescrições inadequadas, atualmente, a prevalência do uso de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI) para idosos continua alta (PRAXEDES et al,2021).Diante da necessidade do aprofundamento de tal temática, surgiu a oportunidade de participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).Trata-se de um relato de experiência de abordagem crítico-reflexivo de cunho descritivo-compreensivo sobre a vivência de ser bolsista PIBIC/CNPq do projeto de pesquisa intitulado “Identificação e análise de prescrições de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos em uma instituição hospitalar”,durante o período de setembro/2020 a agosto/2021 (Período de vigência da bolsa).Os dados analisados no estudo foram oriundos das bases de dados: BVS,LILACS,MEDLINE,SCIELO, tendo como principal critério de inclusão os estudos que avaliaram a prescrição medicamentosa em idosos com idade >= 60 anos.As etapas do estudo e do processo de iniciação científica envolveram a elaboração do projeto;obtenção dos dados;análise e interpretação dos dados e conclusão e divulgação no meio acadêmico,a participação no projeto de IC é influenciada por diversas questões, sobretudo pelo interesse em se desenvolver como pesquisadoras por meio de uma formação acadêmica diferenciada.A participação nesse projeto de IC oportunizou a contribuição de três discentes com a ciência a partir de duas bolsas de fomento à pesquisa e uma participação voluntária bem como a inserção das graduandas em um grupo de pesquisa e a participação em reuniões científicas com o orientador, o que contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo e da capacitação para o desenvolvimento de pesquisa científica de qualidade, em específico a revisão sistemática de literatura e estudo observacional.Sendo possível observar também a maturidade das alunas para apresentações orais e produção de artigos científicos.Com isso, a partir de todas as habilidades desenvolvidas durante a atuação como bolsistas, pode-se concluir que tal experiência é bastante positiva e certamente auxiliará no futuro acadêmico-profissional das estudantes.