Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA DIGITAL: RECURSO QUE PROPORCIONA USO DE METODOLOGIAS EM MONITORIA DE ENFERMAGEM EM TEMPO PANDÊMICO
Relatoria:
Matheus Gomes Andrade
Autores:
- ANA LUIZA LINHARES BESERRA MACHADO
- DILENE FONTINELE CATUNDA MELO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Em 11 de março de 2019 a Organização Mundial da Saúde declarou uma emergência publica devida uma doença causada pelo SARS-CoV-2, denominada como Covid-19. Dessa forma, algumas profissões precisaram se adaptar a nova realidade, e o uso da tecnologia tornou-se uma ferramenta importante no processo de formação, em especial no ensino hibrido. Neste contexto, a monitoria de enfermagem é uma modalidade ensino-aprendizagem dentro das instituições de ensino superior que atende a necessidade de formação acadêmica. A monitoria tem a capacidade de propiciar a experiência necessária para a iniciação da prática docente, por meio do desenvolvimento pedagógico e habilidades inerentes ao ensino. OBJETIVOS: Este trabalho tem o objetivo de relatar as praticas didáticas desenvolvidas na monitoria de enfermagem, por discentes do curso de bacharelado em enfermagem no processo de ensino ao público em tempos de pandemia. MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência que descreve as atividades desenvolvidas por monitores de enfermagem no uso de tecnologias digitais ao público de alunos sobre orientações de biossegurança em tempos de pandemia no interior do estado do Ceará no ano de 2021. RESULTADOS: A monitoria correspondia à disciplina do componente curricular de Semiotécnica em enfermagem, na qual foram desenvolvidos inúmeros momentos com públicos diversos, abrangendo alunos da enfermagem e profissionais da saúde, cursos de psicologia e serviço social, e alunos da rede de ensino municipal. A temática abordada nas ações era sobre a Biossegurança adaptada a cada contexto e com a devida readequação didática de acordo com o público. Devido à pandemia do Covid-19 as instituições tiveram que se adaptar ao novo contexto e adotar uso do ensino híbrido, ou seja, o formato online. Assim, os monitores de enfermagem realizaram as ações através da utilização de aplicativos de videoconferência e salas virtuais por meio das tecnologias digitais, constituindo-se praticas pedagógica e focando em dinamizar a explicação. Além das ações como forma remota, os monitores utilizaram de quis e exercícios virtuais para a substituição das práticas presencias. CONCLUSÃO: Os resultados do estudo cumpriram com seus objetivos. Nessa perspectiva, a monitoria é capaz de transcender as tradicionais práticas docentes com inovação e intersetorialidade, com métodos alternativos de ensino e interação pautada nas metodologias ativas.