Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO REMOTO DO CONTEÚDO “REPARO TECIDUAL”
Relatoria:
Elana Miranda Afonso Batista
Autores:
- José Benedito dos Santos Batista Neto
- Silvio Henrique dos Reis Júnior
- Amanda Ouriques de Gouveia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Reparo tecidual é um dos conteúdos abordados na disciplina Patologia, tido como complexo, dado os variados processos fisiológicos e patológicos estudados. Diante da pandemia, fez-se necessária a adoção de estratégias que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, a fim de atenuar lacunas deixadas pelo ensino remoto. Tem-se que metodologias ativas são ferramentas essenciais para essa modalidade de ensino, possuindo destaque na educação de enfermagem. Objetivo: Relatar a experiência de realização de uma sequência didática, como metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, oriundo da aplicação de uma sequência didática durante o período de ensino remoto de uma universidade pública. A referida ferramenta foi posta em prática para mitigar o processo de ensino do conteúdo “Reparo Tecidual: Cicatrização e Regeneração”, da disciplina Patologia, do curso de Enfermagem. Todo o processo foi conduzido pelo docente e monitor acadêmico, tendo como público-alvo 16 acadêmicos. Resultados: A sequência didática fora colocada em prática por meio momentos: 1) Aula inicial: Introdução do tema e apresentação da sequência; 2) Atividade de fixação: Estudo dirigido; 3) Divisão da turma em três grupos para construção de Mapas Mentais; 4) Produção de vídeo para socialização dos Mapas; 5) Finalização: Momento para retirada de dúvidas. Observou-se a participação efetiva dos discentes durante todas as atividades, proporcionando senso crítico-reflexivo frente ao conteúdo abordado. No mais, o método possibilitou maior interação e dinamismo para a exploração do conteúdo, deixando o ensino remoto menos monótono e tornando os acadêmicos protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem. Conclusão: Conclui-se que a sequência didática, quando devidamente planejada, pode se tornar uma relevante ferramenta para o processo educacional de discentes, não só durante o ensino remoto, mas também para qualquer modalidade de ensino.