Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA ORIENTADA EM ENFERMAGEM, EM DISCIPLINA DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Relatoria:
Marculina da Silva
Autores:
- Rafaela Andolhe
- Tânia Solange Bosi De Souza Magnago
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: os cursos de Pós-Graduação foram implementados para a formação de docentes pesquisadores, visando à formação do professor competente para atender a expansão do ensino superior e garantir deste modo, o elevado nível de qualidade. Objetivo: relatar a experiência e as atividades desenvolvidas durante o exercício da docência na graduação em Enfermagem no componente curricular Enfermagem e a Segurança do Paciente na Atenção à Saúde. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido para abordar a vivência do estágio da docência orientada, tendo como duração de suas atividades um semestre (segundo semestre do ano 2021) entre os meses de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, no componente curricular Enfermagem e a Segurança do Paciente na Atenção à Saúde, uma disciplina regularmente ofertada na grade curricular do 3º semestre do curso de graduação em Enfermagem, com carga horária de 30 horas. Resultados: a prática de docência orientada possibilitou a mestranda adquirir uma experiência enriquecedora no que concerne à formação no cerne acadêmico em preparo para atuação na docência, adiciona-se também ao crescimento considerável como pesquisadora e proporcionou a pós-graduanda o primeiro contado com a docência em ensino superior, compartilhamento de saberes e conhecimentos com a professora da disciplina e graduandos, além de amadurecimento na postura de como ser docente. Considerações finais: salientou-se que a prática da docência orientada possui relevância, pois promoveu aprendizado diferenciado a mestranda e seu envolvimento como aprendiz na docência em várias situações de ensino-aprendizagem, bem como nos desafios impostas pela prática pedagógica. Ainda possibilitou o aprimoramento no conhecimento relacionado a prática da docência, e de como essa prática é uma construção conjunta entre o docente e o discente, em que a responsabilidade do processo de aprendizagem não se centra apenas no professor, mas também na corresponsabilidade dos alunos com esse processo. Ademais, permitiu a pós-graduanda contribuir de forma direta na formação de futuros profissionais de enfermagem.