LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
APLICAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO E ORIENTAÇÕES DIALÓGICAS SOBRE CUIDADOS AO RECÉM-NASCIDO
Relatoria:
MARIA GRACIANA DA SILVA FELIPE
Autores:
  • Maria Jocelane Nascimento da Silva
  • Emanuella Silva Joventino Melo
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O cuidado com a saúde do recém-nascido é essencial para a redução da mortalidade infantil, tanto no Brasil quanto na maioria dos países lusófonos. O uso de vídeo educativo pode influenciar na melhoria do conhecimento e do comportamento frente ao cuidado do neonato, sobretudo quando este é mediado por orientações pautadas no método dialógico. Objetivo: Implementar ações de educação em saúde para promover a autoeficácia de gestantes, puérperas e familiares por meio de um vídeo educativo e orientações dialógicas sobre cuidados aos recém-nascidos. Metodologia: a ação foi aplicada nas Unidades de Atenção Primária à Saúde de Redenção-CE, Acarape-CE e de Beberibe-CE, em dois hospitais maternidades do Maciço de Baturité-CE. Participaram dessa ação as gestantes, mães de recém-nascidos e familiares destes (como pai, avó ou tia/tio da criança). Para as atividades de educação em saúde, foram utilizados o vídeo educativo intitulado “Cuidando do seu bebê” e orientações dialógicas. Após os cuidadores assistirem ao vídeo, os pesquisadores estavam disponíveis para dirimir possíveis dúvidas dos participantes. Resultados: essa atividade de educação em saúde alcançou uma amostra de 67 cuidadores, sendo 43 gestantes, 17 mães de RN e 7 familiares. Os pesquisadores perceberam que os assuntos que os participantes possuíam mais dúvidas foram: amamentação, sono, manejo da cólica, banho de sol, cuidados com o coto umbilical e higiene. No entanto, essas dúvidas foram sanadas pelos estudantes, buscando junto aos participantes encontrar a melhor forma para executarem os cuidados com o bebê. Foi possível observar ainda que os cuidadores foram participativos, estavam atentos as orientações e após a educação em saúde, relataram que se sentiam mais confiantes e otimistas para realizar os cuidados com o RN. Logo, a ação educativa foi capaz de elevar a capacidade dos cuidadores em executar os cuidados com o recém-nascido. Conclusão: a estratégia com o vídeo educativo e as orientações dialógicas possibilitou a construção de conhecimento entre o público-alvo, elevando a confiança dos participantes na adoção de práticas favoráveis à saúde do recém-nascido, dessa forma promovendo uma melhoria da qualidade de vida do recém-nascido e contribuindo para a redução dos índices de morbimortalidade neonatal.