Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
Elaboração de um protocolo de revisão sistemática no ensino remoto: relato de experiência
Relatoria:
ALICE SILVA COSTA
Autores:
- Jhuliano Silva Ramos de Souza
- Maria Aparecida Carvalho Leite
- Anicheriene Gomes de Oliveira
- Zélia Marilda Rodrigues Resck
- Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O distanciamento social foi a principal medida para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, com isso, escolas e universidades foram as primeiras a adotarem o ensino remoto emergencial em função da COVID-19. Neste contexto, este estudo teve como objetivo relatar a experiência proporcionada pelo programa de pós-graduação dos alunos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem na disciplina de “Introdução à Revisão Sistemática e Meta-Análise” na elaboração de um protocolo durante o ensino remoto. Este trabalho é de natureza qualitativa e traz um relato da experiência de alunos na elaboração de um protocolo de revisão sistemática. A disciplina foi ministrada em uma instituição federal do sul de Minas Gerais e, além das atividades assíncronas por meio da plataforma Moodle, foram realizadas 04 horas semanais de reuniões por meio da plataforma Google Meet. Emergiu a categoria “Experiência na disciplina de Revisão Sistemática e Metanálise na utilização da base de registro de protocolos de revisões sistemáticas da International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO)”. O contato que os pós-graduandos tiveram durante a elaboração do protocolo possibilitou o reconhecimento da ferramenta que permitiu a condução e a avaliação do estudo em relação a qualidade dos seus resultados. Durante a disciplina foi realizado o registro no endereço eletrônico, no qual a base utilizada é de domínio público e gratuito, mantida pelo Centre of Reviews and Dissemination, da Universidade de York, e financiada pelo National Institute for Health Research (NIHR). Os itens para o registro do protocolo são compostos por 38 variáveis que deverão ser atendidas criteriosamente pelos autores para que possa ser definitivamente registrada. Registros prospectivos desses protocolos têm sido recomendados por muitos periódicos de saúde para minimizar o risco de viés de publicação e duplicação de revisão para responder às mesmas perguntas clínicas. A participação na disciplina proporcionou uma experiência importante e enriquecedora para os alunos durante a pandemia de COVID-19, no qual a utilização desta ferramenta permitiu a aquisição de conhecimentos e habilidades dentro da perspectiva necessária para construir revisões sistemáticas com melhor rigor metodológico, impactando diretamente na prática clínica. A experiência do uso dessa ferramenta na disciplina supracitada, possibilitou a realização de estudos de revisão sistemática sobre as trajetórias acadêmicas de mestrandos e doutorandos.