Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA ENFERMEIROS ATUANTES NA UPA DR. LEÔNIDAS FERREIRA EM NATAL/RN
Relatoria:
LEONARDO BEZERRA DE OLIVEIRA
Autores:
- LUZIA KELLY ALVES DA SILVA
- KALIANA KAMALA A. SALDANHA
- MARIA DA APRESENTAÇÃO N. DA SILVA
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Ao relacionar a concepção de educação com a profissão de enfermagem, faz-se necessário a promoção permanente de atividades efetivas de ensino durante seu processo de trabalho. Atividades educativas essas, que devem serem fundamentadas na conscientização do valor da educação como compromisso de melhorar a qualidade da prática profissional e assistência à saúde prestada, sempre contextualizadas com a realidade local, e serem instituídas/oferecidas pelos profissionais de saúde continuamente, garantindo um modelo assistencial de saúde de qualidade. OBJETIVO GERAL: Relatar a relação da prática profissional dos enfermeiros e a educação permanente, baseados numa experiência vivenciada em encontros de capacitação com os enfermeiros atuantes na UPA Dr. Leônidas Ferreira, localizado no município de Natal/RN. METODOLOGIA: Trata-se de uma abordagem descritiva-qualitativa por tratar de temas relacionados à subjetividade e descrever os fatos de uma determinada realidade vivenciada na implementação de um plano de encontros de capacitações/atualizações para enfermeiros. RESULTADOS: Os encontros de atualização tiveram ótima aceitação, participação e avaliação pelos enfermeiros atuantes nessa unidade hospitalar, sendo sugerida a continuidade de atividades dessa natureza. Essas atividades de educação em saúde aprimoraram o trabalho da equipe de enfermagem como um todo e consequentemente, favoreceram a promoção de uma assistência à saúde de maior qualidade a população. Dessa forma, é possível constatar uma equipe mais preparada para atender as diversas demandas da unidade. CONCLUSÕES: A experiência implementada foi altamente favorável e positiva para todos os enfermeiros, ficando a lição que atividades de educação permanente como essas se tornem prioridade não só para os enfermeiros, mas também para todos os profissionais de saúde atuante na UPA Dr. Leônidas Ferreira.
REFERÊNCIAS:
- CECCIM, Ricardo Burg. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, 2005.
- DILLY, C. M. L.; JESUS, M. C. P. de. Processo educativo em enfermagem: das concepções pedagógicas à prática profissional. São Paulo: Rode Editorial, 1995.
- PASCHOAL AS, MANTOVANI MF, LACERDA MR. A educação permanente em enfermagem: subsídios para a prática profissional. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre (RS): 2006.