LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
COMO FORMAR ENFERMEIROS ÉTICOS? RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA BIOÉTICA
Relatoria:
TATIANE DA SILVA CAMPOS
Autores:
  • Thenessi Freitas Matta
  • Cristiane Maria Amorim Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A importância do estudo da ética pelo enfermeiro pode ser verificada na construção de um profissional capacitado a intervir de forma a prezar por princípios morais como a autonomia, beneficência e não maleficência, justiça, entre outros. A disciplina de ética e bioética na formação de enfermeiros objetiva dotar o futuro profissional de conhecimentos para que assumam o compromisso social, humanístico e ético com seu trabalho na saúde das pessoas. Associado ao conhecimento, contribuir na construção de argumentos que sustentem os julgamentos morais realizados pelos futuros enfermeiros, no seu cotidiano de trabalho, para a tomada de decisão ética. Objetivo: Descrever a estratégia utilizada no processo de ensino aprendizagem da bioética para estimulo a construção e utilização de argumentos morais. Metodologia: relato de experiência sobre as aulas ministradas na disciplina de bioética para alunos do 5° período da Faculdade de Enfermagem de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro. Resultados: A abordagem utilizada na disciplina, partindo de ações cotidianas realizadas pelas pessoas e os valores incorporados pela sociedade instiga o debate de casos que demandam o pensamento crítico sobre as condutas e a tomada de decisão embasada por princípios éticos e o uso do Código de ética, após introdução e discussão sobre moral e ética, juntamente com algumas teorias éticas como o Principialismo e alguns princípios como justiça, respeito, confidencialidade, entre outros. Desta forma, se estabelece um diálogo crítico-reflexivo com alunos sobre conflitos morais e éticos com exemplos reais, construindo com eles o processo de julgamento oral para tomada de decisão, agregando o embasamento teórico. A partir de discussões em sala de aula sobre realidades de pesquisa, saúde da família, gestão em saúde, entre outras e, em resumo, discussões bioéticas é possível refletir sobre valores e normas da realidade profissional. Considerações: O ensino de ética e bioética para enfermagem deve ultrapassar abordagens estritamente conceituais e deontológicas, sem relacionar com práticas profissionais. A temática abordada associada ao método utilizado alcançou o objetivo proposto: reconhecer o uso de argumentos morais na atuação profissional, além dos técnicos-científicos, ou seja, a conciliação da técnica a ética. Ressalta-se a importância do diálogo participativo dos alunos, sem o qual não é possível o uso efetivo da metodologia empregada nem o ensino substancial da disciplina.